terça-feira, 19 de setembro de 2017

Empossado Conselho Fiscal do Fundo de Desenvolvimento Econômico

Créditos: Victor Carloto
O prefeito Ronnie Peterson Colpo Mello (PP) deu posse, na sexta-feira, 15/9, ao conselho fiscal do Fundo de Municipal de Desenvolvimento Econômico (Fumde). O ato ocorreu no salão nobre da Prefeitura Municipal e antecedeu a primeira reunião do órgão, que irá gerir o Fundo.
Durante a reunião, foi esclarecido o valor atualmente em caixa no Fundo, que é de cerca de R$ 800 mil. Além disso, os membros decidiram dar continuidade ao projeto de instalação de placas turísticas na zona urbana da cidade. A medida foi aprovada pelo Conselho Municipal de Turismo, visando orientar de maneira ordenada os turistas argentinos que devem ingressar no Brasil a partir de dezembro, pela Ponte Internacional. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Aerton Auzani, que também preside o Conselho, o projeto já está pronto e terá um custo estimado de R$ 68 mil reais.

Membros

O Conselho é formado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, por representantes das secretarias de Fazenda, de Governo, e de Planejamento Estratégico,  por um representante da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Uruguaiana, um representante da Associação dos Arrozeiros de Uruguaiana e um do Sindicato Rural de Uruguaiana; um representante do Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e similares, um do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e um representante do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de Uruguaiana.
O suplente de Aerton Auzani é Anderson Menezes da Silva. Já a Sefaz tem como membro titular Edison Ildefonso Machado dos Santos Francisco Fernando Rodrigues Casqueiro como suplente. A Segov é representada pelo secretário Paulo Fossari, que tem o adjunto, Pedro Braccini, como suplente. E a Seplan tem como titular Everton da Silva Paes, e como suplente Ruben lenar Rodrigues Guez.
Já a CDL indiciou como membro titular, a atual presidente, Luciane da Cunha Lopes e o empresário Jorge Alberto Rafael Urquiza como suplente; Vanderlei Bortolotto é o representante titular da Associação dos Arrozeiros de Uruguaiana E Ariosto de Macedo Pons Neto é o suplente. Pelo Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Uruguaiana, o titular é Lauro José Mocelin, enquanto Renata Freitas é sua suplente. Já o Sebrae tem como representante titular Simone Carvalho Doval, e como suplente Marcelo Baranski Feres. Por fim, o Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Estado do Rio Grande do Sul tem como membro titular Ednelson Machado e como suplente Alexandre Santos. Em nome do Sindicato Rural de Uruguaiana, o titular é Nilson Manoel de Faria Corrêa, no entanto, o nome do suplente não foi informado pela assessoria de imprensa da Prefeitura e o decreto 640/2017, que nomeia o Conselho, não está disponível no site oficial.

Reunião

Na manhã de ontem, 18/9, uma nova reunião foi realizada, onde outros projetos foram tratados. De acordo com Auzani, o Conselho deliberou – e aprovou – outros quatro itens. O primeiro deles é a aquisição de combustível e material de expediente para a Secretaria. Depois, a reforma de dois tratores, de propriedade da Diretoria de Agricultura, que serão utilizados no interior do município; a instalação de iluminação e construção de um acesso ao Distrito Industrial; e a reforma dos módulos construídos ainda no Governo Schneider, para o projeto Empresário do Bairro.

O Fundo
 
O Fundo é composto por todos os recursos, arrecadados com as taxas de Fiscalização, Vistoria, Ambulantes, Publicidade, Uso de Área, dos Autos de Infração, Licença do Fundo de Comércio, Junta Comercial, taxa de marcas e sinais, taxa de patrulha rural; os oriundos de programas especiais dos Governos Federal e Estadual; e os saldos existentes no Fumdeci e Fumdru e quaisquer outras receitas que lhe possam ser destinadas. Os recursos deverão ser aplicados, na sua totalidade ou parcialmente, em planos, programas, projetos ou serviços voltados para a área de desenvolvimento econômico, sob todas as modalidades e formas, diretamente voltadas para o empreendedorismo, agricultura, turismo, comércio exterior e transporte internacional empreendedores, sejam pessoas físicas ou jurídicas, apoiadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semude).

Gabriela Barcellos

0 comentários: