terça-feira, 19 de setembro de 2017

Universitário morto em assalto

Um adolescente de 15 anos foi o autor da facada que tirou a vida de Luís Emílio da Silva da Rosa, estudante de veterinária.

Um estudante universitário foi vítima de um latrocínio na noite de domingo, 17/9, na Rua XV de Novembro. Luís Emilio da Silva da Rosa, 21 anos, trafegava a pé, acompanhado por um amigo, Mathias Sosa Machado, 20 anos. Logo atrás deles estavam Josias Ajala Ferreira de 22 anos e o adolescente B.G.S.M. de 15 anos, que trafegavam em uma bicicleta.
Quando trafegavam nas proximidades da lancheria Cambroa, os dois amigos foram abordados pelos autores, que anunciaram o assalto e mandaram que as vítimas entregassem os telefones celulares.
Mathias reagiu e entrou em luta corporal com um dos assaltantes, Josias. Foi neste momento que o adolescente esfaqueou Luís Emílio, atingido por um golpe certeiro no coração. Ele chegou a ser socorrido e encaminhado ao Pronto Socorro Municipal, mas não resistiu.
A Brigada Militar foi acionada por populares que prestaram socorro às vítimas. Enquanto a primeira viatura que chegou ao local encaminhou Luís ao Pronto Socorro, a segunda retirou Josias – que ficara detido pelos moradores – do local por conta de um possível linchamento. Com ferimentos no nariz em razão da briga com Mathias, ele também foi levado ao PS, e posteriormente apresentado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA). No caminho, contou aos policiais que estava acompanhado pelo menor, e que fora B.G.S.M. quem esfaqueou a vítima.
A informação foi imediatamente repassada para as demais viaturas e, instantes depois, um soldado da BM, de posse da descrição do autor, abordou B.G.S.M. na Rua Borges da Costa, bairro Cabo Luiz Quevedo. Ao ser questionado sobre os ferimentos que apresentada nas mãos e no rosto, o menor disse ter se envolvido em uma briga, mas logo depois acabou confessando ter desferido uma facada contra uma pessoa em uma tentativa de roubo. Ele disse ter se desfeito da faca usada no crime e indicou o local onde havia jogado a arma fora, porém, esta não foi encontrada pelos policiais. Após ser levado ao Pronto Socorro e examinado, ele também foi apresentado na DPPA.
O primeiro a ser levado à DPPA foi Josias. Ele foi imediatamente interrogado pelo delegado Enio Tassi, de plantão naquela noite, e confessou o crime. Alegou que queria roubar o telefone das vítimas para “comprar coisas para casa”. Logo depois, B.G.S.M. foi interrogado pelo Delegado. Inicialmente ele negou o crime, mas acabou confessando. Os dois foram autuados em flagrante delito por crime de latrocínio. Enquanto Josias foi encaminhado à Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana (PMEU), B.G.S.M. foi levado à Fundação Case.

Protesto
O crime causou imensa comoção na comunidade e, no início da tarde de ontem, uma caminhada organizada por alunos da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) tomou as ruas da cidade, pedindo paz e demostrando luto pela morte do estudante.
Luís Emílio era natural de Montenegro e morara em Uruguaiana há três anos. Cursava medicina veterinária da Unipampa, tinha uma namorada e era considerado tranquilo, e muito querido pelos amigos. Os pais dele, Dorci Pedro da Rosa e Marilene Massena da Silva, vieram de Montenegro, buscar o corpo do filho. Eles participaram da caminhada. “Ele era um filho maravilhoso, um rapaz estudioso e dedicado. Tudo o que fazíamos era para ele, para mantê-lo aqui, estudando, para que ele tivesse um futuro melhor. E agora aconteceu isso.Nos tiraram o chão debaixo dos pés”, diz o Pai, trabalhador rural.
A caminhada, que de acordo com o vice-coordenador do curso de veterinária, professor Tiago Gallina, foi uma iniciativa da turma de Luís e rapidamente encampada por todas as turmas de veterinária, bem como coordenação do curso, professores e funcionários do campus, partiu da frente da Catedral de Sant’Ana, pela Rua XV de Novembro, até a funerária Angelus, onde o jovem foi velado, das 15h às 17h. Às 17h, o corpo de Luís Emílio seguiu para a terra natal, ao lado dos pais.
Um ônibus foi disponibilizado pela Prefeitura Municipal e uma excursão levou amigos e colegas do rapaz para Montenegro, a fim de prestar uma última homenagem a Luís Emílio.



Gabriela Barcellos

0 comentários: