quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Secretaria confirma Novembro Azul

Daiany Mossi

A Secretaria de Saúde de Uruguaiana descartou a possibilidade do cancelamento do evento Novembro Azul. 
Na última semana, o cancelamento foi cogitado e discutido entre membros do Governo, porém, segundo a secretária Jennifer Avila, tudo não passou de boataria. 
Jennifer destaca a importância da campanha que necessita de um investimento de cerca de R$ 50 mil, investidos em material informativo e contratação de serviços. 
Durante o Novembro Azul, a Secretaria incentiva homens com mais de 45 anos a fazerem o exame de próstata. Jennifer destaca que os exames serão realizados em todos os postos de saúde, inclusive no posto central. Serão distribuídas fichas de atendimento pela manhã e à tarde e a retirada dos exames será agendada para os dias seguintes. 
Os sintomas de câncer de próstata geralmente só se manifestam quando a doença já está em um estágio mais avançado, quando passa a causar problemas como dificuldade para urinar e impotência sexual.
Além do câncer, esses mesmos sintomas também podem ocorrer devido a alterações benignas nesta glândula, como ter a próstata aumentada, por exemplo. Assim, é importante ir ao urologista pelo menos uma vez por ano após os 45 anos de idade, para exames de prevenção e identificação precoce de doenças no sistema urinário e reprodutor.
Assim, é preciso estar atento aos seguintes sinais: Dificuldade para urinar; Diminuição da quantidade de urina; Dificuldade em interromper a passagem da urina; Vontade frequente para urinar, acordando várias vezes durante a noite para ir ao banheiro; Sensação de que a bexiga ainda está cheia, mesmo após urinar;
Urinar em gotas; Dor na região dos testículos; Impotência ou dificuldade para manter a ereção; Dor ao ejacular; Presença de sangue no sêmen.
Além disso, se o câncer tiver se espalhado para outras regiões do corpo, também é comum a presença de sintomas como dor nas costas, nas coxas, nos ombros ou em outros ossos.
Caso surjam alguns destes sintomas, deve-se procurar o urologista para fazer exames que identifiquem alterações na próstata, como o exame de toque retal e o PSA. 
Tratamento para câncer de próstata
O tratamento para câncer de próstata é feito de acordo com o estágio da doença e do estado de saúde do paciente. Normalmente o tratamento é feito com:
Cirurgia: é o tratamento mais utilizado, pois retira a próstata e nos casos iniciais da doença, traz a cura total;
Radioterapia: usada nos casos em que a cirurgia está contraindicada ou quando o paciente não quer ser operado;
Hormônios: são usados para controlar a produção de hormônios que promovem o desenvolvimento da doença.
No entanto, nos casos mais avançados da doença normalmente são utilizados dois desses métodos de tratamento, sendo muitas vezes necessário retirar além da próstata, os testículos também. O aumento da próstata nem sempre é indicativo de câncer, apesar de provocar os mesmos sintomas.

0 comentários: