sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Homem é absolvido pelo júri popular

Vanderlei Leite de Araújo, acusado de tentativa de homicídio qualificada foi absolvido pelo Tribunal do Júri, em sessão de terça-feira, 11/2. Vanderlei foi acusado de tentar matar Delmar Bianchi da Rosa, na Rua Eustáquio Ormazabal, durante a madrugada de 29 de dezembro de 2009, por volta de 0h30min. De acordo com a denúncia, ele desferiu várias facadas contra a vítima, causando fratura exposta do antebraço esquerdo, com lesões tendinosas, nervosas e musculares extensas, além de outros ferimentos, inclusive na cabeça.
Ainda conforme a denúncia, no momento do crime, Vanderlei estava sentado à frente do prédio onde mora, quando a vítima passava em via pública, acompanhada de um filho, criança de aproximadamente cinco anos de idade. Sabendo que Vanderlei tinha estado em sua casa, quano este não estava, Delmar teria indagado de Vanderlei, o motivo da visita. Neste momento, sem dizer nada e de surpresa, o réu sacou a faca que tinha consigo e passou a efetuar golpes contra a vítima, que por fim conseguiu escapar do local junto com o filho.
Em maio de 2012, o juiz Ricardo Petry Andrade pronunciou o réu por homicídio qualificado por recurso que dificultou a defesa da vítima, na forma tentada, mandando assim o crime para o julgamento popular.
No plenário, o promotor Rodrigo de Oliveira Vieira pediu pela condenação de Vanderlei, cuja defesa foi realizada pela advogada Denise Reis, que pediu a absolvição do acusado.
O Conselho de Sentença acolheu a tese da defesa, optando por absolver o acusado. A sessão foi presidida pelo magistrado Ricardo Petry Andrade.
Para Vieira, a decisão foi equivocada. “Respeito muito a decisão do júri, que é soberana, mas neste caso, estou convicto de que a decisão tomada foi equivocada e diverge da prova processual”, disse ele. Ainda assim, o Promotor disse que não irá recorrer.

0 comentários: