O Departamento de Fiscalizações da Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho em conjunto com o órgão de Proteção e Defesa do Consumidor de Uruguaiana realizou fiscalização nos estabelecimentos bancários para identificar irregularidades que vinham penalizando os consumidores. As fiscalizações ocorreram em todos os estabelecimentos bancários do município, em operação que teve início no mês de janeiro. A intenção era verificar se elas estavam cumprindo o que diz a Lei 3.484/2005, que determina um período máximo de 20 minutos para atendimento. Numa primeira ação, foram identificadas as falhas de cada estabelecimento, tais como: tempo de espera, número de assentos destinados aos usuários e sanitários disponíveis ao público. Dentre os dez estabelecimentos fiscalizados, três deles apontaram irregularidades, sendo notificados para proceder com as adequações exigidas em lei. No dia 28/01, ocorreu nova fiscalização nos estabelecimentos notificados, para identificar se haviam solucionado as irregularidades apontadas, entretanto em duas das três agências notificadas, observou-se o continuo descumprimento da legislação vigente, o que novamente foi identificado no dia 10 de fevereiro, quando as duas agências do Itaú foram autuadas em R$ 3 mil cada uma e receberam determinação que realizem as adequações de forma imediata. De acordo com o secretário Jorge Prestes Lopes, as fiscalizações continuarão, sendo que a partir de março, o foco principal serão as lotéricas. “Não há uma regra especifica a elas, porém temos embasamento para garantir que o cliente seja atendido de forma mais rápida e eficaz”, disse Jorge Prestes. Também serão fiscalizadas, as agências dos Correios.
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