sábado, 2 de setembro de 2017

Rota Turística Ferradura dos Vinhedos: Livramento poderá ter rota de vinhos


O deputado Luiz Fernando Mainardi (PT) apresentou projeto de lei na Assembleia Legislativa para criar a Rota Turística Ferradura dos Vinhedos, localizada no interior do município de Santana do Livramento. A iniciativa tem como propósitos promover o desenvolvimento sustentável, fortalecer a atividade turística na região e incentivar a integração turística com o Uruguai. “A chamada Ferradura dos Vinhedos vem recebendo investimentos da indústria vitivinícola desde os anos 70, contribuindo fortemente para o crescimento e desenvolvimento econômico do município. Ocorre que os belos parreirais estão cultivados em uma área de grande beleza natural, de importância histórica e cultural e de imenso potencial turístico”, justificou o petista.
De acordo com o projeto a Rota Turística Ferradura dos Vinhedos iniciará na RS-654, da BR-158/293 na direção Norte até o Cerro da Cruz, retornando em direção ao Sul até o Cerro de Palomas. O projeto aponta como atrativos turísticos da região o Cerro da Cruz, o binacional Cemitério da Cruz, os Passos da Cruz e do Guedes, o Cerro de Palomas, as vinícolas e os centros de tradição gaúcha instaladas na região, além de antigas construções e ruínas e propriedades públicas e privadas abertas à visitação.

Polo Turístico

Livramento tem um rico acervo natural, cultural e histórico. A região da Ferradura, nome que deriva da disposição dos empreendimentos e rodovias que assumem a forma de uma ferradura, abriga vinícolas reconhecidas, como Almadém, Nova Aliança, Cordilheira de Sant Ana, Salton e a agrovitivinícola Vallagarina. A região figurou entre os finalistas do II Prêmio Inovação Turismo RS, realizado em Porto Alegre em dezembro de 2014, nas categorias Estruturação de Produto e Promoção e Marketing.
Segundo Mainardi, o projeto é uma forma de reconhecer uma iniciativa que está dando certo e possui potencial de crescimento sustentável, em harmonia com o meio ambiente.


Gabriela Barcellos

0 comentários: