sábado, 2 de setembro de 2017

Evento de artes marciais vai promover integração no esporte


No próximo sábado, 9/9, a partir das 15h, ocorre o evento “Open Fight – amostra de lutas”, promovido pela ONG Projeto União (OPU). O evento vai contar com quatro modalidades de artes marciais: capoeira, boxe, jiu jitsu e muay thai.
O OPU é coordenado pelo trio William Munhoz da Rosa, Rafael Rosa dos Santos e João Pedro da Silva, e conta com a ajuda de mais outras cinco pessoas que fazem parte do projeto.
O projeto foi registrado como ONG em junho deste ano, mas existe desde o ano passado, e oferece aulas de boxe e futebol para crianças e adolescentes entre nove e 16 anos, no bairro União das Vilas. Estudantes de outras escolas da cidade também podem fazer parte do projeto, que atualmente beneficia cerca de 80 alunos. As aulas ocorrem no Complexo Escolar Elvira Ceratti (Caic). “Um dos requisitos é que esteja estudando, porque de certa forma, a gente incentiva eles a estarem na escola. Estamos tentando mostrar para essa juventude que o esporte é o caminho”, comentou um dos componentes da diretoria, João Pedro da Silva.
O evento vai contar com seis lutas de boxe amador, entre os pugilistas estão argentinos (já confirmados no evento), e uruguaios, que ainda devem marcar presença. Mais seis lutas entre as modalidades de capoeira, jiu jitsu e muay thai, completam as apresentações no evento.
As aulas de boxe ocorrem nas terças, das 18h30 às 20h, e nos sábados, das 9h às 12h, quando a escola não está dando aulas de reforço. “As aulas de futebol ocorrem em um campinho, recém estamos começando com essa modalidade, hoje será o segundo final de semana de futebol”, explicou. “Nos sábados geralmente a gente oferece um lanche, um almoço, dentro das possibilidades com as pessoas que nos apoiam”, complementou.
Rosa ainda falou sobre a importância da integração entre os esportes no evento, e da relevância de mostrar para os jovens que uma luta é um esporte de respeito, que não tem nada a ver com briga. “Fomos em várias academias da cidade para convidar os atletas para esse evento. “Queremos unir todas as modalidades e mostrar que na luta existe um respeito, que mostra o valor do esporte, porque a gente acredita que o esporte pode mudar realidades”, finalizou. 

Larissa Vargas

0 comentários: