sábado, 2 de setembro de 2017

Semana da Pátria começa com acendimento do Fogo Simbólico

Créditos:Francisco Leal/JC
A abertura da Semana Pátria ocorreu ontem pela manhã com o acendimento do fogo simbólico, que chegou à Pira da Pátria na Avenida Presidente Vargas. Durante o trajeto, o fogo foi carregado pelos corredores da Associação de Corredores de Rua de Uruguaiana (Acoru), integrantes da Liga da Defesa Nacional, e seguiu em “corrente humana” formada estudantes e populares que aguardavam a chegada junto à Pira. Em seguida, foi entregue ao Prefeito Municipal, Ronnie Mello, que entregou ao Diretor do Instituto Estadual Romaguera Corrêa, José Luiz Alves da Silva, que fez o acendimento.
A alocução à Pátria foi feita pelo Prefeito, Ronnie Mello, que saudou a data e os homenageados deste ano. “Em tempos onde o civismo e a civilidade estão ficando a margem de nosso cotidiano, momentos como este, onde enaltecemos o patriotismo, renova-se a esperança e vislumbra-se a clara alternativa que através do amor pelas nossas coisas e o cuidado aos nossos símbolos, consigamos transformar o futuro da nossa pátria”, comentou. O hasteamento da bandeira do Brasil ficou à cargo do General Josias Pedrotti; o do Rio Grande do Sul, à cargo do Vice-prefeito, Antonio Augusto Brasil Carús e da aluna Bárbara da Silva, Instituto Estadual Romaguera Corrêa. A bandeira de Uruguaiana foi hasteada pelo Secretário Municipal de Segurança, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana (Segtram), Irani Fernades, junto com a aluna Daphini Busnelo, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Fernando.
Neste ano o desfile de Sete de setembro trará como tema a “Inclusão”. A homenagem Nacional será ao Centenário da Morte do Sanitarista Oswaldo Cruz; na esfera Estadual será aos 70 anos da Chama Crioula e 80ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria. Já no município serão aos 100 Anos da Liga da Defesa Nacional em Uruguaiana; Bicentenário do Instituto Marista; 125 anos do Instituto Estadual Romaguera Corrêa; 15 anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Fernando; 80 Anos do Círculo Operário de Uruguaiana e aos 50 Anos da APAE Uruguaiana.
O desfile da Semana da Pátria terá início pelo interior do município. Três desfiles marcarão a Semana da Pátria do município e, o primeiro deles será neste sábado, 2/9, às 10h, na Barragem Sanchuri com as Escolas Municipais, Estaduais e Entidades. Neste ano o desfile alusivo ao dia Sete de Setembro na cidade será pela manhã, tendo início às 9h e previsão de término às 13h30.
Confira os dias e horários dos desfiles na cidade:

Educação Infantil:
Dia: 5/9 (terça-feira)
Hora: 15h
Local: Av. Presidente Vargas
(Escolas Municipais de Educação Infantil, Escolas Estaduais e Escolas Particulares)
Militares, Estudantes e Entidades:
Dia: 7/9 (quinta-feira)
Hora: a partir das 9h – Militares, Estudantes e Entidades
Local: Avenida Presidente Vargas
(Unidades Militares, Escolas Municipais de Ensino Fundamental, Escolas Estaduais e Entidades).

Créditos: Francisco Leal/JC


Larissa Vargas

0 comentários: