sábado, 4 de fevereiro de 2017

Livramento: Consórcio do Desenvolvimento do Pampa discute temas de grande relevância regional

Gabriela Barcellos

Ocorreu ontem, 3/2, uma Assembleia Ordinária Geral do Consórcio do Desenvolvimento do Pampa Gaúcho, em Santana do Livramento. Estiveram em pauta questões consideradas fundamentais pelos municípios integrantes do Consórcio, que foi criado a partir de sugestão do então prefeito de Bagé, Dudu Colombo, com objetivo de ‘unir forças’ a fim de conquistar as demandas em comum entre os municípios da Fronteira Oeste e Campanha.
Esteve em pauta a audiência com o ministro Blairo Maggi para tratar do projeto das patrulhas mecanizadas para as estradas rurais, em Brasília; convênio sobre o mesmo tema com a a secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) sobre as patrulhas mecanizadas; compras coletivas via Consórcio – item que contou com palestra da diretora executiva do Granpal, Cecília de Andrade –; disponibilização de redes trifasica e de telefonia 3G no interior dos municípios; e a tributação na chamada Faixa de Fronteira sobre producao, consumo e renda.
O Consórcio do Desenvolvimento do Pampa Gaúcho está diretamente ligado à defesa dos interesses intermunicipais e ao estabelecimento de cooperação técnica e financeira para o implemento de obras, serviços e políticas públicas em áreas como educação, saúde, segurança pública, inclusão social e direitos humanos, desenvolvimento urbano e gestão ambiental, entre outras.
Fazem parte do Consórcio Barra do Quaraí, Alegrete, Bagé, Itaqui, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Lavras do Sul, Manoel Viana, Quaraí, Santa Margarida do Sul, Santana do Livramento, São Borja, São Gabriel, Uruguaiana e Vila Nova do Sul. No entanto, os poderes Executivo e Legislativo de Uruguaiana não se fizeram presente no encontro.

0 comentários: