segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Associados da Conexão Delta G comemoram resultados na primavera

Faturamento dos leilões realizados ultrapassou os R$ 11 milhões com destaque para vendas para o Brasil Central

Nestor Tipa Júnior

O trabalho de melhoramento diferenciado foi determinante para um bom resultado colhido pelos associados da Conexão Delta G nesta temporada de primavera da pecuária gaúcha. Nos leilões realizados pelos criatórios que integram a entidade, que reúne criadores de bovinos de corte que trabalham no melhoramento genético de animais das raças Hereford e Braford, o faturamento foi superior a R$ 11 milhões. Além disso, alguns dos animais mais valorizados em exposições do Rio Grande do Sul contam com a genética promovida pela associação.
De acordo com o presidente da Conexão Delta G, Eduardo Eichenberg, os resultados dos remates de primavera foram muito positivos e confirmaram o prognóstico feito pela entidade antes da temporada. Afirma que praticamente todos os leilões dos associados venderam maiores volumes que 2015 e, ainda assim, obtiveram, se não melhores, médias, ao menos semelhantes às do ano passado. “Isso mostra que o cenário para a pecuária segue firme. Como em outros anos, muitos remates dos associados obtiveram médias superiores às dos leilões das raças, mostrando que a procura por animais com a genética diferenciada da Conexão Delta G segue em alta”, observa.
Durante os leilões também foi destacada a participação nas compras de criadores do Centro e do Norte do país, especialmente em estados como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, entre outros. Eichenberg reforça que houve forte demanda pelo Braford, principalmente por causa de sua adaptação a outras localidades no Brasil. “O trabalho sério, há muito difundido no centro do país, desde o início da Conexão Delta G, certamente é o principal motivo que explica essa procura. Muitos criadores do centro do Brasil reconhecem o nome da entidade pelo trabalho com o Braford e, principalmente, com o Nelore que lá é feito, assim como reconhecem a diferenciação de animais com CEIP, e, ainda, o projeto recente que temos feito na busca de animais geneticamente resistentes ao carrapato”, pontua.
A qualidade alcançada pelos associados se refletiu também em pistas de julgamento, com resultados expressivos. Foram conquistados campeonatos em Esteio, Bagé, Alegrete e Dom Pedrito. Na Exposição de Alegrete, a Estância Silêncio recebeu o prêmio de Trio Grande Campeão Braford e a Estância São Manoel o prêmio de Melhor Touro Braford. A São Manoel ainda comercializou o animal mais valorizado da feira, o touro Kibon, que é líder do Sumário Delta G 2016. Já a Estância Guatambu teve duas premiações na Exposição de Bagé, o de Trio Grande Campeão Polled Hereford PC e o de Trio Grande Campeão Braford.
Na Farm Show, em Dom Pedrito, os três touros Braford mais valorizados em remates da feira também foram de associados da Conexão Delta G. O valor mais alto foi alcançado pelo touro de tatuagem P355, da Agropecuária Caty. Os segundo e terceiro touros mais valorizados foram da Guatambu e da Caty, respectivamente, adquiridos pelo criador Wilson Brochmann. Os dois touros foram contratados pela central de inseminação americana CRI Genética. Já o touro Polled Hereford, da Guatambu, foi o mais valorizado na Farm Show e na temporada de 2016.

0 comentários: