quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Painel Ed. 2345

Chama em foco

A Chama Crioula se aproximou de Uruguaiana ainda na manhã de sábado, 13/9. Após os cavaleiros descansarem na Granja São Felipe, retomaram a viagem até à cidade onde, às 18h, chegaram à Praça Farroupilha, com um dos principais símbolos da Semana do Gaúcho. O acendimento da pira farrapa foi feito pelo prefeito Luiz Augusto Schneider, o presidente dos Festejos da Semana Farroupilha, Renato Rodrigues e pelo major Rinaldo Castro, da Brigada Militar.

Barrado I
Desde que ofendeu o ex-presidente e atual secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Jorge Lopes, Felice é persona non grata na CDL/Uruguaiana.A Brigada Militar tentou forçar a presença no encontro de Amélia com o empresariado, mas não teve jeito. Aqui não, disse em coro, a Diretoria.

Barrado II
Não foi somente a CDL que barrou o colecionador de “inimigos da nação”. A visita programada para a Santa Casa também não ocorreu. Lá, a diretoria avisou que não receberia Amélia se esta estivesse mal acompanhada por Felice. Ela não foi.

Premonição
Schneider não deu margem para comentários do tipo “prometeu e não cumpriu”. Mal a Reforma Tributária foi aprovada e ele já começou a falar no Plano de Mobilidade Urbana, o qual disse que só seria possível após a aprovação dos projetos. O engenheiro, que é de Porto Alegre, veio à cidade especialmente para a reunião. Só que chegou antes da aprovação. Premonição?

Turfe
No domingo, 21/9, a Associação de Turfe realiza páreos de cavalo crioulo, na cancha municipal, a partir das 13h. O evento acontece em alusão à Semana Farroupilha.

Universidade
Nada mais se falou sobre a faculdade de direito e de administração, que seria instalada “imediatamente” em Uruguaiana. Os uruguaianenses aguardam ansiosamente a implantação, mas ninguém sabe exatamente o que falta. Será que é a instituição?

UFRGS I
O prazo de inscrições para o vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)vai até as 23h59 de 13/9, através do site da instituição e mediante pagamento da taxa de R$ 110.

UFRGS II
São quase quatro mil vagas, cerca de 70% do total oferecido, para 90 cursos de graduação. O restante é destinado ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

UFRGS III
As provas estão marcadas para os dias 4, 5, 6 e 7 de janeiro. Os exames serão aplicados em Porto Alegre, Bento Gonçalves e Imbé/Tramandaí.

Solene
Acontece hoje, às 19h, sessão solene em alusão à Semana Farroupilha, no plenário da Câmara. O policial Ivo Mezadri e o diretor de trânsito da Setran, Paulo Woutheres recebem o título honorífico de Cidadão de Uruguaiana.

Fechando o cerco
Os produtores rurais caíram na malha fina de Schneider e os notificados devem comparecer na secretaria municipal de Fazenda para comprovar as informações do Imposto Territorial Rural (ITR). Quem não comprovar ou não aparecer dentro de 20 dias, terá que pagar os apontamentos, que chegam a R$ 4 milhões.

Atenção especial
Em Uruguaiana, a candidata Ana Amélia teve sua segurança a cargo de policiais da Brigada Militar. Candidatos têm direito a segurança do Estado?

Fora do ar I
Após uma representação de Marina Silva e coligação, o TSE mandou retirar do ar o blog ‘Marina Silva Mente’ por considerar que o espaço na internet está sendo utilizado para veicular e reproduzir afirmações caluniosas, difamatórias e injuriosas à candidata.

Fora do ar II
A decisão liminar dá prazo de cinco dias à empresa Google Brasil Internet Ltda. para informar o IP, informação necessária para a notificação do responsável pelo blog. No mérito, Marina e a coligação pedem direito de resposta, “com as mesmas características formais dos ataques”.

Licenciado I
Tarso Genro se licenciou das funções de Chefe do Executivo Estadual até 5/10, data das eleições. Ele concorre a reeleição pelo PT. A licença não-remunera foi aprovada pela Assembleia Legislativa.

Licenciado II
O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Aquino Flôres de Camargo, assumiu ontem, 15/9, a função. A solenidade de transmissão do cargo ocorreu no gabinete do governador, no Palácio Piratini.

Brique
A chuva deste domingo não permitiu a realização do Brique na Praça, marcado para aquela tarde. Uma nova data ainda não foi anunciada pelas secretarias de Cultura e de Indústria e Comércio, organizadoras do evento.

Olha a faca
Um morto e três feridos a faca. Esse foi o saldo da primeira ‘encrenca’ da Semana Farroupilha. Já teve namorada degolada, comandante da Brigada querendo proibir facas, vereadora se dizendo dona da ideia. Mas de efetivo, nada foi feito.

Desfile
Não satisfeitos com o desfile no dia 20 de Setembro, na cidade, os gaúchos tentaram um desfile no Plano Alto. Choveu e ainda assim decidiram não cancelar. Público e cavaleiros não chegaram a dez pessoas de cada lado.

0 comentários: