quarta-feira, 17 de setembro de 2014

13% dos caminhoneiros usam drogas, aponta levantamento

Uma pesquisa realizada pela concessionária Arteris aponta que 13% dos caminhoneiros que utilizam as estradas administradas pela empresa usam drogas. O levantamento foi feito entre janeiro de 2013 e agosto de 2014, com 3.405 caminhoneiros, e mostrou que grande parte dos profissionais tem problemas de saúde e faz longas jornadas de trabalho.
Pelos dados da pesquisa, divulgados nesta sexta-feira, 12, os caminhoneiros ficam fora de casa 20 dias em um mês em média e muitas vezes enfrentam uma jornada de mais de 18 horas no trânsito.
Além disso, 76% dos motoristas abordados afirmaram que dormem no próprio caminhão e apenas 7% fica hospedado em hotéis na rotina de trabalho. Como consequência, foi constatado também que 12% dos caminhoneiros estão na mais alta faixa da escala de sonolência, o que indica risco 70% de acidentes.
Já em relação a saúde, o levantamento aponta que 35,97% dos motoristas abordados estava obeso e outros 40,53% apresentavam sobrepeso. Mais de 15% sofre com hipertensão e 28% apresentam colesterol alto. Além disso, 39% possuem glicemia alta e 17% registram triglicérides acima dos níveis considerados ideais.
Todos os dados foram coletados durante o projeto Viva Saúde, promovido pela concessionária nas 21 rodovias administradas por ela, nos Estados de São Paulo, Minas, Rio, Santa Catarina e Paraná.

0 comentários: