sábado, 13 de abril de 2013

Seu cão se recusa a comer a ração? Saiba como ajudá-lo!

Todos aqueles que têm um cão como companheiro sabem que cuidar para que ele tenha uma boa alimentação é essencial para seu bem estar. 
Mas há um problema bastante comum e aflitivo que pode ocorrer mesmo com cães que são alimentados com rações de ótima qualidade: eles simplesmente se recusam a comer. Ou não comem com muito apetite, deixam restos no prato, para desespero de seus donos:

APETITE DOS CÃES
Ter apetite aparentemente insaciável é um comportamento normal em todos os cães. Mas isso não significa que estejam com fome! Na verdade, é instintivo querer sempre um pouquinho mais, pois os ancestrais dos cachorros eram caçadores e não sabiam quando seria a próxima refeição! Portanto, está escrito em seu DNA que é sempre bom comer e comer e comer...

Mas isto não significa que devamos atender a este capricho genético. Os cães de hoje em dia não são tão ativos quanto seus ancestrais. Não precisam de reserva de energia para sobreviver. Assim, cabe aos humanos controlar a quantidade e qualidade de suas refeições. 


SAÚDE X PESO X QUANTIDADE 
Antes de qualquer providência para tentar melhorar a situação, é importante descartar qualquer problema de saúde que possa estar diminuindo seu apetite. Uma consulta com um veterinário de confiança, portanto, é a primeira providência. 
Descartada a hipótese acima, vem a questão: qual a quantidade correta de ração a ser oferecida ao peludo? Primeiramente, deve-se pesar o cão e verificar qual a quantidade diária de ração indicada para seu peso e idade. Para ter certeza quanto a esta informação, basta ler atentamente o rótulo do pacote de ração – ali estão mencionadas as quantidades exatas. Muitas pessoas mantêm o pote cheio de ração à disposição, durante o dia inteiro, o que não é ideal. O cão acaba não tendo uma rotina alimentar definida, come aos pouquinhos e o dono, por sua vez, nunca sabe ao certo quando e quanto ele comeu. Além disso, deixar comida pode atrair insetos e roedores e a ração pode fermentar!

GULOSEIMAS
Todo mundo adora ver a alegria dos cães ao receberem petiscos e guloseimas! Mas, em excesso, podem desbalancear a dieta e comprometer o apetite! 
Pode-se, eventualmente, utilizar petiscos para treinar o cão, brincar com ele, mas em pequenas quantidades para não comprometer o apetite. Oferecer frutas como maçã (sem sementes), ou pedaços de cenoura crua costuma agradar muito aos cães e são alimentos saudáveis, que não fazem mal. 

NÃO COME DE JEITO NENHUM...
Se mesmo com as providências acima o apetite do cão ainda estiver comprometido, é preciso observar se este comportamento não foi reforçado de alguma forma. Isto ocorre quando os donos, ao verem o cão cheirar a ração e sair sem comer, se desesperam e acabam colocando uma coisa mais gostosa para tornar a ração mais palatável. Ocorre que, desta forma, o peludo aprende que, ao deixar a comida intocada, acaba ganhando coisas mais gostosas, além de bastante atenção! 
Por isso, a orientação é fazer exatamente o contrário: somente elogiar e dar carinhos caso o cão esteja comendo! E nunca pegar o prato, colocar algo mais gostoso e devolvê-lo ao cão!
Por outro lado, não é recomendado deixar o cão sem comer por dias até que tenha fome e acabe se alimentando. Isto pode gerar problemas de saúde, como hipoglicemia ou gastrite. Caso o pet não esteja aceitando a ração de forma alguma, pode-se jogar um pouco de água morna na ração, o que fará com que a comida libere mais odores e se torne mais atraente. Mas a ração deve ser servida após ter sido preparada desta forma! Há, ainda, alguns suplementos alimentares que tornam a ração mais palatável: um pouco de iogurte, carne ou uma colherzinha de azeite misturados à ração.

DICAS PARA ABRIR O APETITE
Tornar a hora da alimentação um momento divertido também ajuda a abrir o apetite. Pode-se ensinar alguns comandos e treinar antes da refeição, utilizando grãozinhos de ração como recompensa, a ser dada com bastante entusiasmo! Em seguida, oferece-se o pote com a comida ao cão. 
É fundamental ter em mente que a alimentação do cão é pressuposto de uma vida saudável. Assim, cabe aos humanos a responsabilidade de tornar este momento prazeroso e garantir a ele acesso a todos os nutrientes necessários, nas quantidades adequadas!

0 comentários: