quarta-feira, 29 de maio de 2013

Toque de recolher: Impedidos de trabalhar, pequenos comerciantes sinalizam demissões em massa

A Secretaria de Indústria e Comércio continua a fiscalizar o comércio, que está proibido de trabalhar à noite, especialmente empórios e "plantões de bebidas". Os efeitos da fiscalização já são percebidos na noite uruguaianense, principalmente durante a semana quando as ruas do centro da cidade, antes movimentadas, tornaram-se um verdadeiro paraíso, porém desértico.
Segundo o secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Jorge Prestes Lopes, a fiscalização fundamenta-se em um Decreto de autoria do ex-prefeito Sanchotene Felice que, após pressão do Ministério Público para inibir a violência juvenil decorrente do consumo exagerado de bebidas alcoólicas por menores de idade, viu na proibição do trabalho uma alternativa melhor do que fiscalizar e cobrar ação dos órgãos competentes na aplicação da Lei para punir comerciantes que vendem bebidas irregularmente, pais que permitem que seus filhos andem perambulando durante a madrugada, e vadios arruaceiros que promovem baderna e tumulto em via pública.
Segundo os comerciantes, a proibição causa grandes prejuízos e está fazendo surgir um comércio clandestino de bebidas, operado principalmente por moto-taxistas que começaram a manter bebidas até mesmo em suas residências para atender pedidos da população, praticando inclusive, preços bem superiores aos comércios legalmente estabelecidos e pagadores de impostos.
O proprietário do Bebidas Both disse que o seu comércio já foi abalado pelas alterações no trânsito da rua onde está instalado, e que proibido de trabalhar à noite, a rua Flores da Cunha está “apagada” e seus negócios tiveram queda significativa.
Se para alguns, o fechamento dos plantões gera prejuízos, para outros gera tranquilidade. Maria de Lourdes mora ao lado de um plantão na Avenida Presidente Vargas e para ela, as noites se tornaram tranquilas após o secretário Lopes decidiu fiscalizar uma situação que é irregular há três anos. “Durmo tranquila, sem a barulheira, o lixo e a preocupação de ver minha casa invadida. Espero que a fiscalização continue”. 
Segundo o Decreto, somente bares e restaurantes podem funcionar na madrugada. Empórios e plantões devem encerrar expediente às 11h durante a semana e às 12h, aos finais de semana.

0 comentários: