sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Uruguaiana sedia Pólo Regional de Esportes


Foi oficialmente implantando em Uruguaiana, na tarde desta terça-feira, 29/7, o Pólo Regional de Esportes. A Prefeitura pleiteava a instalação desde 2013, quando apresentou a proposta à Fundação de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul (Fundergs). Trata-se de um convênio entre a Fundergs e a Universidade Federal do Pampa (Unipampa). O Pólo funcionará nas dependências da Faculdade.
As negociações tiveram início em agosto do ano passado, quando o prefeito Luiz Augusto Schneider, acompanhado pelo secretário Vicente Majó da Maia, apresentou à Fundação o projeto de criação de coordenadorias de esporte nas regiões do Estado, buscando a descentralização da Fundergs. “Para se fazer um curso de capacitação, apresentar um projeto em busca de recurso, ou qualquer outra coisa relacionada, havia a necessidade de ir à Porto Alegre, tratar do assunto diretamente na Fundergs. Então elaboramos e apresentamos o projeto de criar algo como coordenadorias regionais, assim como há na Educação e na Saúde, por exemplo”, explica. Ao analisar o projeto, a Fundação entendeu que uma boa saída seria a implantação de pólos regionais – com o Pólo Uruguaiana são sete espalhados pelo Estado. As cidades de São Gabriel e Alegrete também pleiteavam a instalação, mas Uruguaiana acabou contemplada, com insistentes pedidos do Prefeito e do Secretário de Esporte e Lazer.
A importância da implantação é destacada em vários aspectos, mas os principais mencionados pelo Prefeito e pelo secretário Vicente da Maia são a capitação de recursos, tanto junto à Fundergs quanto oriundos da Lei Pró-Esporte, e a capacitação. Para que ambos os procedimentos fossem realizados, era necessária a ida até a capital por várias vezes ao longo do processo. Com a implantação, esse procedimento não só fica desnecessário, mas também Uruguaiana passa a receber aqui as demandas das cidades da região, aproximando assim a Fundação e a secretaria estadual de Esporte e Lazer dos municípios da Fronteira Oeste.

0 comentários: