sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Schneider apresenta projeto de contenção em reunião estadual


O secretário estadual do Gabinete dos Prefeitos e Ralações Federativas, Jorge Branco, recebeu em Porto Alegre, os prefeitos dos municípios da Fronteira Oeste atingidos pela cheia do Rio Uruguai – entre eles Luiz Augusto Schneider – para realização da primeira reunião preliminar de trabalho entre municípios da Fronteira Oeste para elaboração do plano estadual de prevenção às cheias, que será enviado ao Governo Federal. De acordo com ele, um desdobramento da reunião realizada em Uruguaiana, quando a presidente Dilma Rousseff esteve por aqui. Além de Schneider estiveram presentes os prefeitos Gil Marqueds Filho, de Itaqui; Farelo Almeida, de São Borja; Erasmo Guterres, de Alegrete; Roque Montagner, de São Gabriel; Carlos Cardinal, de Garruchos e Luís Antonello, de Rosário do Sul; e ainda Mari Perusso (Assessoria Superior do Governador), Flávio Hellman (Casa Civil), Zelmute Marten (Conselhão), major Ari Ferreira, chefe de gabinete da Defesa Civil do Estado, além de diretores da Secretaria de Planejamento.
Projeto de contenção
Schneider embarcou para Porto Alegre levando o mesmo projeto de contenção que apresentou à presidente Dilma Rousseff quando ela esteve no município. Durante a reunião, apresentou o projeto ao Secretário e demais presentes. Projetado em meados dos anos 1980, o projeto está passando por adequações a fim de que se torne moderno e atualizado. Ele prevê a construção de um dique, que solucionaria definitivamente a questão no município. “Retomamos este projeto porque hoje a cidade tem outro porte e estamos recebendo um olhar diferenciado dos governos para recuperar, preservar e também propiciar o avanço do Plano Diretor do município de maneira adequada”, disse ele.
Além da prevenção e combate às cheias, com ações como drenagem, foi discutido ainda o conjunto de medidas que dão continuidade às ações coordenadas pelo Estado em conjunto com os municípios para atendimento às famílias atingidas e restabelecimento dos serviços essenciais. De acordo com Mari Perusso, para a elaboração do plano estadual de prevenção às cheias serão promovidas quatro reuniões nas regiões atingidas: na Fronteira Oeste, Missões, Norte e Central.
A primeira acontece na próxima segunda-feira, 4/8, na Prefeitura de Uruguaiana e, deve reunir representantes do Executivo estadual, prefeituras, Coredes e Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas.
Também está em andamento a elaboração do Plano de Trabalho, que também será apresentando ao Governo Federal, buscando a liberação de recursos para reconstrução de infraestrutura – como ruas, estradas e pontes – e reconstrução de moradias – desde que fora da zona de perigo de enchente.

0 comentários: