quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Ranking Angus Nacional premia melhores do ano

Gabriela Barcellos

A Associação Brasileira de Angus realizou na noite da última quinta-feira, 8/12, a noite de celebração dos resultados da raça em 2016, que contou com a divulgação dos vencedores do Ranking Angus Nacional 2016. O evento ocorreu em Porto Alegre.
O campeão Nacional de Expositores de Argola é Sérgio Malheiros da Fonseca, da Estância Guarita, de Alegrete. O pecuarista José Paulo Cairoli, da Reconquista Agropecuária, também de Alegrete, venceu a disputa do Ranking Nacional de Criadores de 2016 e ficou com o vice-campeonato de Expositores. Susana Macedo Salvador, da Cia Azul Agropecuária, de Uruguaiana, ficou com o segundo lugar no Ranking de Criadores de Argola. A Parceria Rotta Assis, Estância Tradição, conquistou o Ranking Nacional de Expositores de Rústicos e o vice-campeonato ficou com Caio Cesar Fernandes Vianna, da cabanha São Xavier, de Tupanciretã.
Após receber a premiação, o criador e vice-governador do RS, José Paulo Cairoli, referendou que um prêmio dessa envergadura sempre fortalece para se valorizar a cabanha e a genética Reconquista. “Isso é muito importante em um mercado altamente competitivo como o nosso, ainda mais em se tratando da raça Angus”, frisou, lembrando que cada vez mais os criatórios buscam maior eficiência na produção de carne. “A raça Angus tem papel importante na pecuária nacional. Além de dar uma qualidade de carne compatível com a exigência dos mercados interno e externo também dá uma rentabilidade maior pela facilidade de engorda e valorização da carne pelo consumidor”.
Alex Fonseca, que representou Sérgio Malheiros da Fonseca, da Estância Guaritafrisou a importância do reconhecimento, especialmente porque a propriedade trabalha há apenas três anos com Angus, e já foi premiada duas vezes. “Além da satisfação, é uma grata surpresa ter esse reconhecimento. É a prova do trabalho da cabanha”, disse convicto de que o desafio agora é ampliar a participação em exposições com o maior número de animais próprios.
Ao vencer o Ranking Nacional de Rústicos, Rogério Rotta Assis, da Parceria Rotta Assis, destacou que essa premiação é um espelho do trabalho realizado internamente na cabanha. “Não procuramos ser campeão. Buscamos apresentar os melhores animais, o que, por consequência, resulta em pontos e numa boa colocação no ranking”, comemorou.
Nas disputas estaduais, o Rio Grande do Sul teve liderança do criador Sérgio Malheiros da Fonseca, da Estância Guarita, que ponteou o ranking de expositores de argola, e de Susana Macedo Salvador, da Cia Azul Agropecuária, que conquistou o título de campeã de criadores de argola. Em segundo lugar de criadores e expositores de Argola ficou José Paulo Dornelles Cairoli, da Reconquista. A parceria Rotta Assis, Estância da Tradição, de Santa Vitória do Palmar ficou com a primeira premiação no ranking estadual de expositores de rústicos, sendo seguido por Caio Cesar Fernandes Vianna, da cabanha São Xavier, de Tupanciretã, em segundo lugar.
Em Santa Catarina, a vitória no ranking de criadores e expositores foi para Nelson Serpa, da Fazenda Renascença, de Campos Novos (SC). Nos rústicos, a primeira colocação ficou com Stephany Martins Melo Dos Santos, da Fazenda Faxinal, de Urupema (SC). Dorival Carlos Borga, da 3 Marias Agropecuária, de Videira (SC), foi o vice-campeão de criadores e de expositores de argola, e Paulo Vieira Branco, da Fazenda Pai João, de Capão Alto (SC), na categoria de expositores de rústicos.
No Paraná, o ranking estadual de criadores e expositores de argola 2016 premiou Rogério Francisco Stein, das Fazendas Stein, de Nova Laranjeiras (PR). O segundo lugar ficou com José Filippon, da Estância Ponche Verde, de Guaraniaçu (PR). Já o pecuarista Paulo Marques, da Casa Branca Agropastoril, de Fama (MG), venceu o ranking em São Paulo, nas categorias criador e expositor. E o segundo lugar foi para a Agropecuária Fumaça, da Fazenda Fumaça, de Paranapanema (SP).

0 comentários: