sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Trotes e reclamações contra o Samu congestionam o Ciosp

O Ciosp de Uruguaiana revelou na terça-feira, um dado importante quanto ao atendimento feito através do telefone 190. Segundo o sargento Gelson, cerca de 100 telefonemas são atendidos diariamente e destes, 20% são trotes. “Os trotes são diários e durante o ano letivo apresentam números ainda maiores. Eles são aplicados por crianças, sempre nos horários da entrada, saída e do recreio”, disse o sargento. A ação é considerada criminosa e identificada a origem do telefonema e o autor do trote, ele pode ser punido.

Quanto ao Samu - Serviço de Atendimento Médico de Urgência, Gelson disse que 30% dos telefonemas referem-se a “reclamações” quanto a ausência de urgência no serviço, o que leva a população a buscar socorro junto a Brigada Militar.

A enfermeira Alyne Foleto, chefe do Serviço em Uruguaiana, informa que a ligação ao 192 é atendida em um call center localizado na cidade de Porto Alegre, razão pela qual a comunicação entre o Samu e a comunidade tem sido tão difícil.

A Prefeitura de Uruguaiana criou o Cure - Centro de Urgências, Remoções e Emergências, e disponibilizou um número de telefone celular para contado, mas a população reclama que o mesmo está sempre desligado.

Outras questões 
Neste mês, uma enfermeira da Samu foi demitida e, segundo apurado pela nossa reportagem, foi por perseguição por ter levou ao conhecimento da Administração do Sistema o consumo de bebidas alcoólicas por colegas nas dependências do serviço, e em horário de expediente. Segundo a enfermeira chefe do Samu, a colega foi demitida por outras questões das quais não deve satisfação à Imprensa e, por consequência, à população

Questionada quanto ao “passeio” de um enfermeiro, em horário de serviço, pelo comércio de Uruguaiana, às vésperas do Natal, Alyne disse que o flagrante feito pela reportagem do Jornal CIDADE foi maldoso e que ninguém publica o quanto eles suam pra salvar vidas. “Acabei de chegar de um atendimento, suando, cansada. Isso ninguém vê, ninguém vê”, disse Alyne pouco antes de cortar a ligação com a reportagem. Assim que a Chefe do serviço desligou, o médico Antônio Leandro da Silva Paulo fez contato com nossa Redação e explicou que o enfermeiro estava saindo do serviço e parou para comprar um presente para a filha.

4 comentários:

Anônimo disse... [Responder comentário]

Humm..interessante, quer dizer então que o fato de suar para salvar vidas, recebendo um salário pra isso, lhes dá o direito de fazer coisas extras em horários de expediente???interessante essa analogia dessa senhora! Outro fato é sobre as ligações, quando ligamos para o SAMU, a ligação vai parar em POA, a telefonista além de ser estúpida, não conhece nada da cidade e acha que aqui é quase do tamanho da capital, pois ela quer o endereço completo do local da ocorrência, a altura, o cep, algum ponto de referência, o nome da vítima etc etc...Um serviço que era pra ser rápido, acaba já por começar com um atendimento que a pessoa até desiste de falar, e liga para a brigada militar!!!

Anônimo disse... [Responder comentário]

ELES "SOAM" PARA SALVAR VIDAS?

Anônimo disse... [Responder comentário]

Essa chefe é uma sem noção mesmo. Ela não se dá conta que os proprios enfermeiros dela contam todas as barbaridades que ela comete lá dentro. Vários deles contam com grandeza que a "dedo-duro" foi demitida pela chefe. Uma tarde dessas entrei naquele emporio da presidente (embaixo da academia) e estavam uns 4 com roupa da samu ali dentro, de papo. Eles não se dão respeito e ficam conversando sobre qualquer coisa na frente de todo mundo. Enquanto as pessoas esperam por atendimento. L A M E N T A V E L ter esses enfermeiros, depender desse tipo de gente

Anônimo disse... [Responder comentário]

Minha avó faleceu enquanto eu discutia o endereço com esse call center... desisti e liguei pro CURE, na época o celular tava ligado, sorte minha , não eles chegaram só pra constatar o óbito, lamentável mas é assim que acontece na vida real.