segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Painel - Ed. 2174

Escondidinho I
Felice é um artista em esconder dinheiro. Depois da Justiça vasculhar suas contas bancárias sem achar um centavo na tentativa de fazê-lo indenizar o ex-vereador Mauro Brum, mais um dos ofendidos pelo ex-mandatário no antigo programa “Uruguaiana Vencerá!”, acabou penhorando o Corola registrado em nome do mesmo. O carro deverá ir a leilão em breve. 

Escondidinho II
Encontrar dinheiro na conta do “ex” é mesmo uma tarefa hercúlea. Durante seu mandato de “imperador” municipal, recebia o salário na boca do caixa, e jamais em conta bancária, como os “comuns”. Será que tudo isso era medo de credores? Ou será o “ex” o único “homem honrado” que não paga suas contas?

A mentira I
Será que um sujeito que não paga nem as contas, paga advogado? Tem um ai que é marido de uma deputada. Ela, a deputada, já iludiu Uruguaiana duas vezes: primeiro, mentiu que doaria o salário para uma instituição de caridade. Nunca o fez. Segundo, disse que economizava dinheiro dos cofres públicos por não contratar assessores de gabinete. Mentira.

A mentira II
Mas acontece que é o assessor advogado da deputada, lotado na Capital, quem anda defendendo o marido dela nas comarcas do interior. Só em Uruguaiana, o “profícuo servidor” esteve duas vezes nos últimos 60 dias. Numa, o marido mau se defende de Jorge Falcão Machado; em outra, quem cobra indenização é o médico José Francisco Valls. Haja Corolla.

Na folia I
Dizem por ai que a “sova” que um presidente de escola tomou de um advogado foi encomenda de um dentista e um ortopedista. O primeiro, queria faturar em cima do presidente restaurando o pivo; o segundo, queria endireitar-lhe o passo.

Na folia II
O clima está quente mesmo. Plumas para um lado, fantasias para outro, “debaixo do mau tempo” e sem saída, o presidente atordoado invocou o estatuto do idoso. Imediatamente o “orto” correu para salvá-lo, mas em slow motion.

Cavalos I
A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa aprovou na manhã de terça-feira (13), o parecer favorável do relator, deputado Marlon Santos (PDT), ao projeto de lei 312/2012, que reconhece “o direito de andar a cavalo, tomado individualmente ou em grupo, em qualquer atividade ou evento equestre, como bem de natureza imaterial que integra o patrimônio cultural rio-grandense e estabelece as diretrizes e bases de bem-estar animal para as atividades e eventos equestres e de apoio à equinocultura”.

Cavalos II
O projeto é oriundo da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia e no prazo de 15 dias deve ir a plenário para votação. A matéria provocou discussão entre os deputados, mas foi aprovado por sete votos favoráveis e quatro contrários.
Para o deputado Marlon, o objetivo da proposição é a criação de uma legislação estadual que reconheça o direito do gaúcho andar a cavalo, em harmonia com o bem estar animal, consolidando uma política pública de fomento à equinocultura. Segundo o relator, “o projeto possibilita que as tradições cívicas e culturais do povo gaúcho sejam preservadas para as atuais e futuras gerações, ligando o passado e o futuro, o campo e a cidade”.

PIS
O abono salarial referente a 2013-2014, concedido a trabalhadores que ganham até dois salários mínimos (R$ 1.356), começou a ser pago na terça, dia 13. O prazo para a retirada do valor (atualmente, R$ 678) vai até 30 de junho de 2014. Os requisitos para ter direito ao abono são: rendimento mensal até dois salários mínimos, informações atualizadas na Relação Anual de Informações Sociais (Rais), cadastro no PIS ou no Pasep há pelo menos cinco anos e carteira assinada ou nomeação para cargo público durante, pelo menos, 30 dias no ano em questão.

PIS II
Para sacar o abono, o trabalhador deverá ir às agências da Caixa (no caso do PIS) ou do Banco do Brasil (no caso do Pasep) com documento de identificação com foto e número de cadastro no programa. A quantia também pode ser sacada em caixas eletrônicos, lotéricas ou postos do Caixa Aqui por meio do Cartão Cidadão e senha cadastrada. 

PIS III
Nascidos em Julho recebem desde 13 de agosto; nascidos em Agosto recebem a partir de hoje; os de Setembro recebem a partir de 20 de agosto; nascidos em Outubro recebem a partir de 22 de agosto; nascidos em Novembro receberão a partir de 12 de setembro; os que nasceram em Dezembro receberão a partir de 17 de setembro; os de Janeiro receberão em 19 de setembro; os de Fevereiro receberão em 24 de setembro; os de Março poderão sacar o PIS a partir de 10 de Outubro; os nascidos em Abril receberão a partir de 15 de Outubro; os de Maio sacarão a partir de 17 de outubro e os de Junho podem sacar o PIS a partir de 22 de outubro. 

Interior 
Na sexta-feira, o prefeito Luiz Augusto Schneider fará a primeira interiorização de governo na Vila de São Marcos, em comemoração aos festejos pelos 70 anos de fundação da Colônia Rizícola. 

Conselho Tutelar
O telefone do Conselho Tutelar é o 3412-6099. Plantão pelo 9622-9752.

Contratos Médicos
A Prefeitura Municipal de Uruguaiana informa que até o dia 23 de agosto está aberto o processo seletivo simplificado para celebração de 70 contratos médicos. Informações no site www.uruguaiana.rs.gov.br

Aviso Farmácia
A farmacêutica Simone Michels informa que no dia 27 de agosto, a Farmácia da Policlínica Municipal não abrirá, pelo motivo de contagem de estoque para balanço. Retire seu medicamento com antecedência ou procure no postinho mais próximo de sua casa. 

Raquetes 
O secretário municipal de Esportes e Lazer, Vicente Majó da Maia, informa que no final de setembro iniciará o 1º. Campeonato Municipal de Raquetes, com disputa em tênis de mesa, padel e tênis. Informações na sede da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL), na Estação Rodoviária, ou em horário comercial pelo telefone 3413-6201.

Festa Devassa
Não perca, dia 15 de agosto, no Skalibu.

Telefones da Prefeitura
Informamos os telefones para contato com a Prefeitura Municipal de Uruguaiana: 3411-1860, 3412-6038, 3412-2038, 3411-9126, 3411-1862 e 3414-4181. 

Atendimento ao Cidadão
A Central Municipal de Atendimento ao Cidadão – CMAC, atende aos munícipes em horário comercial pelo telefone 3414-0000.

0 comentários: