segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Governo libera verba para obras em Uruguaiana e outros cidades da região - Ed. 2175

A recuperação e modernização das escolas estaduais estão se transformando em realidade na região da Fronteira Oeste. Em pouco mais de dois anos, já são mais de R$ 10 milhões de investimento em 63 instituições. Os valores são relativos a obras concluídas e em andamento nos municípios de Alegrete (9); Barra do Quaraí (1); Itacurubi (1), Itaqui (5); Maçambara (2); Manoel Viana (2); Quarai (4); Rosário do Sul (4); Santa do Livramento (8); São Borja (10); São Gabriel (4) e Uruguaiana (13).
No total, o Plano de Necessidade de Obras (PNO) da Secretaria de Estado da Educação disponibiliza R$ 257,5 milhões em obras e reformas de mais de 1,7 mil escolas todo o estado. Muitas dessas escolas estavam abandonadas, algumas eram de lata e mais de mil processos emergenciais acumulados foram herdados pelo governo atual, que realizou mudanças significativas na reestruturação de instituições de ensino e qualificação de professores. “Respondemos processos considerados emergenciais desde 2003 e, neste momento, lançamos editais para reformas estruturais completas de mais 500 escolas”, afirma o governador Tarso Genro, ao destacar que cerca de 2,5 mil escolas ainda deverão receber recursos para melhorias, reestruturação e reconstrução.
Conforme o governador, o processo de modernização baseia-se na construção de escolas modelo, a partir do PNO; e a melhoria do sistema educacional a partir da modernização tecnológica. “Até o momento já entregamos 20 mil notebooks para professores e estudantes, e 55 ônibus para escolas rurais. O trabalho de qualificação dos professores está integrado ao Ministério da Educação e estamos adiantados na reestruturação curricular, que exige um processo de qualificação bastante especial”, disse, ressaltando que quase 10 mil professores já foram qualificados e dois concursos públicos realizados.
“Já reduzimos 7% a reprovação nas escolas, no período de dois anos. Este é um comprovante forte de que as coisas começam a melhorar e que os professores estão cada vez mais engajados”, afirmou. A reestruturação curricular realizada pelo Estado, atualmente, serve de modelo para o Conselho Nacional de Educação que recomenda esta reestruturação para todo o país.

Novos ônibus escolares
A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) entregou mais 40 ônibus escolares para prefeituras gaúchas esta semana. Na Fronteira Oeste, as cidades de Maçambara e Doutor Maurício Cardoso foram contempladas com um veículo escolar cada. No total, são 200 veículos previstos para serem entregues ainda em 2013.

0 comentários: