sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Abordagem médica em UTI’s Neonatais é tema de encontro em Uruguaiana

Por Francine Malessa

A discussão de casos clínicos norteou os temas das palestras do 6º Encontro de Neonatologia da Fronteira Oeste, realizado no Senac, em Uruguaiana, no dia 8 de outubro. O evento, que teve o apoio da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS), contou com 116 inscritos entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos em enfermagem, acadêmicos e universitários das cidades de Uruguaiana, Alegrete e Itaqui. Na ocasião, também foram abordados temas relacionados à pediatria geral.
- A iniciativa de promover encontros de Neonatologia na região da Fronteira Oeste surgiu através de uma parceria entre as UTI’s Neonatais, com o objetivo de atualizar os profissionais da área, além de promover o debate sobre as abordagens clínicas. O resultado que esperamos é a melhoria no serviço prestado às mamães e seus bebês - destaca a pediatra responsável pela organização do Encontro, Alessandra Blanco.
Um dos destaques da programação foi a palestra ministrada pelo neonatologista Mauro de Athayde Bohrer, sobre “Ventilação não invasiva na UTI Neonatal”. Durante o dia também foram abordados temas como “Cirurgia pediátrica na UTI Neonatal”; “Avaliação fisioterapêutica do recém-nascido: prognóstico motor”; “Prevenção de Sepse neonatal”; e, “Sífilis congênita”. O evento contou ainda com duas mesas redondas e uma discussão de caso.

0 comentários: