sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Hereford e Braford: Guatambu leva 15 premiações na 104ª Expofeira de Bagé

Esta foi a primeira vez que uma mesma cabanha recebeu as maiores premiações das raças Hereford e Braford na Expofeira de Bagé. Os animais estarão à venda hoje, a partir das 14h.

Gabriela Barcellos

Pela primeira vez na história da Expofeira de Bagé, uma mesma cabanha recebeu as maiores premiações das raças Hereford e Braford. Foi a Cabanha Guatambu, de Dom Pedrito, que levou para casa nana menos que 15 premiações na categoria animais rústicos, com destaque para os trios de touros rústicos P. Hereford e Braford.
Organizada pela comissão de exposições de feiras do Núcleo de Hereford e Braford da Região da Campanha (NHB), filiado à Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), no Parque Visconde Ribeiro Magalhães, a mostra teve como jurado o sócio e criador Paulo Azambuja, de Arambaré.
O melhor exemplar rústico Hereford PC foi o animal tatuagem M1057, que recentemente recebeu premiações durante a Expointer 2016 nas categorias Campeão três anos Polled Hereford PC e Grande Campeão Polled Hereford PC da exposição. O mesmo trio foi vencedor na Exposição Nacional HB 2016, que ocorreu no município de Alegrete, em maio. Na ocasião, o trio sagrou-se Lote Campeão da categoria, Lote Reservado de Grande Campeão Polled Hereford PC e o touro tatuagem M1063 venceu como Melhor Macho Rústico P. Hereford PC na Nacional 2016.
Em 2015 os animais foram campeões da Prova de Avaliação a Campo Hereford da Embrapa-ABHB, alcançando os três primeiros lugares (tatuagens M1063, M1057 e M1003, respectivamente) na categoria. O vencedor da prova entre os animais da raça Hereford foi o touro Épico M1063, filho do touro Tannat, um dos líderes de venda de sêmen da Central Lagoa da Serra.
De acordo com o diretor-proprietário da Guatambu, médico veterinário Valter José Pötter, a conquista inédita é um grande motivo de comemoração. “Tivemos uma disputa acirrada durante a avaliação, em especial entre os touros Braford, com grandes concorrentes”, conta.
Remate
Hoje, 20/10, os animais premiados já estarão à venda, na 44ª edição do Remate Guatambu, Alvorada e Caty, que ocorre na sede da estância, a partir das 14h, com transmissão ao vivo pelo Canal Rural. Durante o remate, estarão à venda 162 touros e 120 novilhas.  Todos os animais possuem genética superior por desempenho de produção pela Conexão Delta G, a seleção por Diferencial Esperado de Produção (DEPs). Os DEPs são os índices genéticos dos animais para características como crescimento, precocidade, fertilidade e as características de carcaça. Nos touros Braford, serão 122 em pista. Essa será a melhor oferta em qualidade de todos os anos, com touros diferenciados, de índices genéticos altíssimos, muitos deles indicados aos testes de progênie da Conexão Delta G e às centrais de inseminação. “Em termos de qualidade, teremos touros com índices genéticos para produção de carne superiores e com teste de progênie em andamento, o que é um grande diferencial. São animais que chegam ao consumidor com DEP genômica para resistência ao carrapato, um grande diferencial da Guatambu”, revela Pötter.
Guatambu
Localizada em Dom Pedrito, no coração do pampa gaúcho, a Estância Guatambu é uma empresa familiar dedicada a gerar produtos primários e agroindustriais. Com aptidão de solo e clima privilegiados, produz uma grande diversidade de produtos. Destaca-se pela utilização de tecnologia de ponta, tanto na agricultura quanto na pecuária, sendo suas atividades centradas na integração de ambas. A pecuária de corte é desenvolvida com bovinos Polled Hereford e Braford, em ciclo completo, e ovinos Texel. Os produtos desta atividade são touros reprodutores superiores e carne de alta qualidade proveniente de animais precoces abatidos dos 14 aos 24 meses de idade, além dos cordeiros pampeanos. Na agricultura, destaca-se a produção de arroz irrigado, milho irrigado com pivô central, soja, sorgo, sementes forrageiras e uvas viníferas. Desde maio de 2016 a vinícola funciona com 100% de energia solar, tornando-se o primeiro empreendimento da área na América Latina movida através de energia limpa.

0 comentários: