terça-feira, 23 de agosto de 2016

Feira internacional: Estudante conquista 1º lugar em Feira de Ciências na China

A jovem pesquisadora Vitória Müller Gerst, de 18 anos, foi a única representante brasileira presente à China Adolescents Science & Technology Innovation Contest (Castic 2016). Ela conquistou o 1º lugar na categoria Projetos Internacionais. A cerimônia de premiação ocorreu na quarta-feira (17), em Xangai.
Estudante do Curso Técnico de Química da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, de Novo Hamburgo, Vitória participou do evento graças ao Prêmio Killing de Tecnologia, recebido na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) do ano passado.
O projeto apresentado em Xangai foi “Análise das propriedades de solução detergente ACABI para descelurização de tecidos e órgão II”, uma pesquisa que busca desenvolver um novo composto para ser utilizado na descelularização de tecidos e órgãos.
O processo é baseado na remoção completa dos constituintes celulares do órgão doado, com posterior repovoação por células embrionárias do receptor, reduzindo as chances de rejeição pós-transplante. A orientação do projeto é da professora Schana Andreia da Silva.
No total, 15 países compareceram à Castic: China, Brasil, Alemanha, Coréia do Sul, Dinamarca, França, Índia, Indonésia, Japão, Luxemburgo, México, Rússia, Suécia, Tailândia e Turquia.
Durante a feira, ela já havia recebido um prêmio especial oferecido pela Indonesian Invention and Innovation Promotion Association (INNOPA), uma organização da Indonésia.

0 comentários: