terça-feira, 23 de agosto de 2016

Delegado de Uruguaiana coordena força-tarefa contra o abigeato


Gabriela Barcellos

O Governo do Estado lançou na manhã de ontem, 19/8, uma força tarefa da Polícia Civil para combater crimes rurais, especialmente o furto de animais de propriedades agrícolas, conhecido como abigeato. O lançamento ocorreu em Rosário do Sul, pelo governador em exercício, José Paulo Cairoli (PSD) e o secretário da Segurança Pública Wantuir Jacini.
A ação faz parte da segunda fase do Plano da Segurança Pública, lançado em junho, e será coordenada pelo delegado Adriano Linhares, titular da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) de Uruguaiana. No município há pouco mais de um ano, Linhares foi transferido de Alegrete diretamente para a Defrec, à época chefiada pela delegada Alessandra Siqueira. Na especializada, Linhares formatou uma equipe de trabalho diferenciada, e que combateu com eficiência especial o tráfico de drogas.

Força-tarefa
A força-tarefa foi instalada em Rosário do Sul, para atender a sete delegacias de polícia do interior, nas cidades de Santa Maria, Alegrete, Bagé, Santana do Livramento, Pelotas, Santiago e São Luiz Gonzaga. Vai atuar atuar nas regiões de fronteira, abrangendo 60 municípios com maior incidência de crimes rurais, inclusive Uruguaiana. A equipe de Linhares tem sete agentes policiais e dois agentes especializados em agropecuária, cedidos pela secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação.
Na ocasião, Cairoli falou da necessidade da integração entre os órgãos envolvidos no projeto. “Este crime atinge a todos. Logo, a integração entre as secretarias é fundamental”, afirmou. “Esta força-tarefa tem o foco na investigação do crime organizado. É uma ação integrada em resposta à sociedade”, completou Jacini. Já o secretário de Agricultura, Ernani Polo, destacou que “Este é um trabalho que precisa ser continuado”.

0 comentários: