terça-feira, 23 de agosto de 2016

Estado e Santa Casa de Caridade devem selar acordo nos próximos dias


Foi realizada na quarta-feira (17), no Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial (DAHA) junto à Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, a reunião que encaminhou o processo de definição do novo contrato para execução de serviços técnicos especializados junto ao Sistema Único de Saúde (SUS) do Hospital da Santa Casa de Caridade (HSCC) para o próximo período de 12 meses.
A chamada “contratualização” estabelece as bases da relação entre as partes (Estado/HSCC), integra o hospital ao SUS e define a sua inserção na rede regionalizada de ações da saúde, para garantir atenção integral aos usuários do Sistema.
Com o encontro desta semana, ficaram definidas pelas partes as bases para a renovação do contrato, incluindo principalmente as metas a serem atingidas pela instituição hospitalar e os valores a serem repassados pela Secretaria de Estado da Saúde para que o HSCC continue cumprindo seus objetivos. Além de Uruguaiana, o hospital atende gratuitamente as populações de Alegrete, Itaqui, São Borja, Barra do Quaraí, Santana do Livramento, Massambará, Garruchos, Rosário do Sul, São Gabriel, Manoel Viana, Itacurubi e Santa Margarida do Sul. Na Santa Casa também são recebidos pacientes da Argentina e do Uruguai. Essa dinâmica de atendimento dá ao hospital um caráter estratégico perante avaliação das autoridades em saúde pública. 
Desde junho de 2008, funciona no HSCC um moderno Pronto Socorro Municipal, dividido em duas áreas, uma para atendimento de urgência/emergência e outra para consultas ambulatoriais. Atualmente, o hospital disponibiliza ao SUS 12 leitos exclusivos para tratamento de dependência química e psiquiátrico. O hospital é contratualizado pelo SUS desde 2007. Com um quadro de quase 700 funcionários e cerca de 100 médicos de várias especialidades, a Santa Casa mantém 230 leitos. É equipada com Banco de Sangue, Centros Cirúrgico e Obstétrico, UTIs Adulta, UTI Neonatal e leitos de isolamento em todos os pavimentos. 
Além disso, investimentos importantes, com a participação da população da fronteira oeste, através de doações, estão sendo realizados para a ampliação do setor de oncologia, visando dotar o hospital de uma estrutura ainda mais especializada.
Uma avaliação final da minuta do novo contrato está sendo realizada pelo Hospital e pela Secretaria de Estado da Saúde. O objetivo, após a reunião, é de que na próxima semana seja assinado oficialmente o novo contrato, contando com a presença do secretário estadual da Saúde, João Gabbardo. Conforme o diretor administrativo-financeiro da Santa Casa de Caridade, Geovane Cravo, possivelmente essa cerimônia ocorra em Uruguaiana.
Além de Cravo, esteve representando o HSCC, na reunião com os representantes do Estado, o provedor Eduardo Velo. Com informações da Santa Casa.

0 comentários: