terça-feira, 23 de agosto de 2016

Nova ponte ligando Brasil e Argentina poderá ser construída

Gabriela Barcellos

Uma terceira ponte sobre o Rio Uruguai, ligando o Brasil à Argentina, poderá ser construída. O assunto será tema de conversações entre os ministérios das Relações Exteriores dos dois países e o parlamento gaúcho, durante a visita da chanceler argentina, Susana Malcorra, ao Brasil, em setembro. O encontro foi acertado na quarta-feira, 17/8, pela missão gaúcha, liderada pelo governador José Ivo Sartori (PMBD) em Buenos Aires, com a presença ainda do senador Lasier Martins (PDT), em reunião com o secretário de Planejamento do Ministério dos Transportes da Argentina, German Bussi, e o engenheiro Ricardo Gattoni, que integram uma comissão interministerial daquele país para assuntos fronteiriços.
O encontro acertado ocorrerá em Brasília, e terá a presença dos governadores das províncias argentinas de Corrientes e Entre Rios, além de Sartori. Os três gestores já se posicionaram a favor da construção da nova ponte.
Embora ainda não tenha se falado nas cidades que poderão sediar a nova ponte, a principal ‘candidata’ é a fronteira entre Itaqui e Alvear. No município vizinho, a travessia é feita somente através de barca e a construção de uma ponte poderia trazer grande crescimento econômico para as duas cidades.

0 comentários: