terça-feira, 23 de agosto de 2016

Menina desaparecida em Porto Alegre é encontrada na aduana

A menor estava tentando passar a fronteira rumo à Buenos Aires, com três dominicanos. O caso está sendo tratado como tráfico de pessoas.

Gabriela Barcellos

Uma menina de 15 anos, natural de Porto Alegre e dada como desaparecida em dezembro de 2015, foi encontrada na Aduana de Paso de los Libres, depois de tentar ingressar no país vizinho pela fronteira com Uruguaiana. Ela estava acompanhada por três dominicanos, dois homens e uma mulher, que foram detidos pela Gendarmería Nacional da Argentina.
O fato ocorreu na quarta-feira, 17/8. A jovem estava em um taxi com placas de Uruguaiana e tentativa passar a fronteira tendo a capital argentina, Buenos Aires, como destino final. No entanto, os gendarmes que faziam o controle de veículos e pessoas na Aduana argentina desconfiaram de algo errado ao perceber o nervosismo do grupo e a falta de autorização dos pais da menor para deixar o país. Imediatamente, a Gendarmería entrou em contato com a Polícia Federal do Brasil, que constatou o registro de desaparecida.
De acordo com o delegado da Polícia Federal André Luiz Epifânio, foi apurado que a menina está ‘vagando’ de cidade em cidade desde o ano passado, vivendo como companheira de um dos dominicanos e a família, muito pobre e moradora da Vila dos Papeleiros em Porto Alegre, não tinha conhecimento do seu paradeiro.
A situação foi tratada como tráfico de pessoas para a exploração sexual ou laboral e o Juizado Federal da cidade de Paso de los Libres, a cargo da magistrada Cristina Elizabeth Pozzer Penzo, foi acionado. Os três dominicanos estão presos e a menina, considerada vítima, está sob proteção do juizado da infância argentino, em um abrigo em Paso de los Libres. Conforme Epifânio, a menor será trazida para Uruguaiana nos próximos dias e daqui, está sendo providenciado o retorno dela à casa da família, visto que estes não têm condições financeiras de buscá-la.

Taxistas
A participação dos taxistas também será apurada, conforme o Delegado, no entanto, até o momento os indícios dão conta de que os profissionais se equivocaram quanto a idade da menor, visto que ela aparenta ser mais velha.

0 comentários: