segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Juiz Eleitoral defere candidatura de Schneider

O juiz eleitoral deferiu o pedido de registro de candidatura do autal Prefeito. O registro de sua vice-prefeita, Luciane Lopes, ainda não foi julgado.


Gabriela Barcellos

O juiz da 57ª Zona Eleitoral (Uruguaiana e Barra do Quaraí), André Luís Ferreira Coelho, deferiu na quarta-feira, 7/9, o pedido de registro de candidatura do prefeito Luiz Augusto Fuhrmann Schneider, que busca a reeleição pela coligação Trabalho, Seriedade e Compromisso (PSDB/DEM). O pedido ainda não havia sido julgado porque Schneider teve que apresentar documentação complementar para comprovar as condições de elegibilidade, em razão de uma condenação criminal de primeiro grau da Justiça Federal por improbidade administrativa. A ação está em fase de recurso.
Um erro de cartório atribui a Schneider uma condenação transitada em julgado, que foi retificada no dia seguinte, sendo apresentados os documentos exigidos pela legislação em vigor. Além disso, não houve impugnação da candidatura. Após a intimação solicitando a certidão de objeto e pé atualizada do processo, a irregularidade foi sanada dentro do prazo e o Ministério Público Eleitoral foi favorável ao deferimento da candidatura. “As condições de elegibilidade foram satisfeitas, não havendo informação de causa de inelegibilidade”, considerou o magistrado ao proferir a sentença, deferindo o registro de candidatura de Schneider, e garantindo sua participação nas eleições de dois de outubro.
No entanto, o juízo ainda não apreciou o pedido de registro de candidatura da vice de Schneider, a empresária Luciane Lopes, que está licenciada do cargo de presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Uruguaiana. Também filiada ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Luciane disputa sua primeira eleição.

Felice
Dos quatro nomes que se colocaram à disposição para concorrer à Prefeitura Municipal, somente o ex-prefeito José Francisco Sanchotene Felice (Rede) ainda não teve o pedido de registro de candidatura apreciado pelo juízo.
Tão logo o pedido foi protocolado, sofreu três impugnações, pelo Ministério Público Eleitoral, pela Coligação Trabalho, Seriedade e Compromisso, de Schneider, e ainda por um cidadão.
Ele apresentou defesa e o julgamento ainda não foi realizado. Já o candidato a vice de Felice, Márcio Louzada, teve o registro de candidatura deferido e está apto a concorrer.

0 comentários: