segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Publicação aponta touros Hereford e Braford com maior resistência ao carrapato


Gabriela Barcellos

O combate ao carrapato, praga que anualmente provoca prejuízos da ordem de US$ 2 milhões no Brasil, vem recebendo grande atenção dos pecuaristas, sempre em busca de novas formas de combater e prevenir a infestação. Para isso, desde o último dia 31, contam com uma nova fonte de conhecimento para auxiliá-los. É a terceira edição do Sumário Genômico de Touros Hereford e Braford da Conexão Delta G, lançado na 39ª Expointer.
A publicação apresenta a listagem e o ranqueamento, com avaliação genômica, de 250 animais sobre a sua resistência a carrapatos. O trabalho de pesquisa foi realizado em parceria com a Embrapa e a GenSys Consultores Associados, além do apoio da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB).
Segundo o pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, Fernando Cardoso, nesta edição praticamente dobrou o número de animais, assim como foram incluídas novas características. O Sumário Genômico contempla todos os touros Hereford e Braford disponíveis em centrais de inseminação. “O foco do trabalho é a resistência em carrapato, mas temos também, por exemplo, a avaliação da pigmentação ocular e caracterização racial dos animais”. Conforme Cardoso, todo o trabalho começou em 2009 por meio das primeiras tratativas com os produtores e finalizado em 2012, quando foi publicada a primeira edição do Sumário Genômico. A segunda edição, publicada no final de 2013, avaliou 130 animais. Conforme o pesquisador, o objetivo é fazer atualizações mais seguidas. “Com essa tecnologia que estamos trabalhando podemos tirar qualquer amostra biológica e dizer o grau de resistência dos animais sem expô-los ao parasitismo. A tecnologia foi pioneira e exclusiva para a resistência ao carrapato”.
Ele explica que, para a realização do trabalho, os touros passaram por genotipagem de marcadores moleculares do tipo Simple Nucleotide Polymorphism (SNP), por meio de painéis de alta densidade. Os SNPs podem estar associados a um polimorfismo do gene relacionado a características de difícil mensuração. Paralelamente à genotipagem, foram realizadas contagens de carrapatos nos animais. Os dados, juntamente com informações de pedigree, resultaram na atribuição de valores genômicos, em forma de DEPG para resistência ao carrapato. Esse indicador prediz com maior precisão a habilidade de transmissão genética de cada animal, conforme a característica buscada.
O Sumário Genômico é um trabalho inédito e não há nada similar na pecuária de corte mundial. “O Sumário Genômico representa uma ferramenta importante para todos os criadores de Hereford e Braford e também produtores de genética, que trabalham com pecuária de corte e utilizam a inseminação artificial nestas raças”, explica o presidente da Conexão Delta G, Eduardo Eichenberg. Conforme ele, agora o produtor também pode levar em consideração os dados do sumário de avaliação genética na hora de escolher touros com melhores índices de resistência ao carrapato e, com isso, tentar multiplicar essa genética no seu rebanho.

0 comentários: