segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Painel Ed.2655

Parceria
O projeto de cooperação técnica entre o Centro de Tecnologia em Pecuária (CTPEC) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e o Instituto Nacional de Tecnología Agropecuaria (Inta), de Mercedes (Argentina) teve mais uma vase nesta semana. No feriado, 7/9, professores e alunos do CTPEC estiveram no Inta. O projeto discute produção animal (bovinos e ovinos), forragicultura, sanidade e reprodução animal e inclui o envio de acadêmicos para estágios na instituição argentina.

Luto

Faleceu na madrugada de quinta-feira, 8/9, o advogado Higino Moraes Macagnani. Ele foi presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção Uruguaiana, vereador, presidente do Poder Legislativo e prefeito de Uruguaiana. Macagnani foi velado no salão nobre do Palácio Rio Branco.

Dia da Independência
Na quarta-feira a Presidente Vargas foi palco dos desfiles em honra à Pátria, que iniciaram ao meio dia com a Parada Militar composta por tropas da Marinha, Exército, Aeronáutica, Polícia Federal e Brigada Militar. Logo após, a parada civil foi aberta pela militarizada “Polícia” Municipal, seguida da apaisanada Guarda Escolar. Em seguida desfilou a Liga de Defesa Nacional, Centro Uruguaianense de Porto Alegre, BM Mirim e escolas do município.

IV Ciclo Sumeve

A Sociedade de Medicina Veterinária de Uruguaiana (Sumeve) realizou na quinta-feira, 8/9, e sexta-feira, 9/9, o IV Ciclo de Atualização Veterinária, no Senac. A programação contou com as palestras ‘Evitando processos na área veterinária’, com a advogada Kika Menezes; ‘Imunoterapia na dermatite atópica canina’, com a veterinária Desydere Pereira, especialista em dermatologia; ‘IATF: uma abordagem para conseguir melhores resultados’, com o veterinário e professor da Unipampa Fábio Gallas Leiva; e ‘Como conquistar clientes’, com Gilberto Hernandez Soldera, veterinário especialista em produção animal.

Lançamento 

O músico uruguaianense Cesar Santos, que vem representando muito bem Uruguaiana no cenário nativista, está lançamento seu primeiro disco, ‘Da Porteira pra dentro’. Parabéns Cesar, mais sucesso na carreira e empreitada.

Isenções
Para estimular diferentes setores da economia, garantir condições de competitividade às empresas gaúchas e preservar empregos, o Estado concedeu um total R$ 8,986 bilhões em desonerações fiscais ao longo de 2015. Praticamente repetindo em termos nominais os benefícios infraconstitucionais concedidos no ano anterior (R$ 8,980 bilhões), o volume representa 22,94% da arrecadação potencial de impostos. Em 2014, o percentual chegou a 24,01%. O principal tributo estadual também registrou recuo em termos de desonerações: ficou em 22,92% do ICMS potencial, índice que no ano anterior chegou a 23,98%.

Inscrições
A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos prorrogou as inscrições para as disputadas do Campeonato Nacional, Potro do Futuro e Snaffe Bit. Os competidores tem até segunda-feira, 12/9, para confirmar presença. As inscrições podem ser feitas através do site da entidade (www.cavalocrioulo.org.br).

Anistia
Já está circulando no Congresso Nacional, uma minuta de projeto de lei para anistiar empresários, políticos e partidos envolvidos em doações irregulares a campanhas políticas, com o objetivo de superar a operação Lava Jato. A ideia é criminalizar as doações feitas em desacordo com a lei, só que daqui para frente, perdoando, portando, os crimes já cometidos.

Canil
O Canil Municipal está mais uma vez sem ração. Por isso a Casa do Criador rações está realizando uma promoção especial de sacos de ração de 25 quilos, apenas para os voluntários.

Trabalho I
A reforma trabalhista pelo Governo Temer ainda vai dar muito o que falar. A proposta de aumentar a jornada de trabalho para até 12 horas diárias, anunciada na quinta-feira, 8/9, pelo ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, foi desmentida por ele próprio, em entrevistas a alguns veículos de comunicação ontem, 9/9.

Trabalho II
A ‘mudança de ideia’, teria ocorrido depois de um telefonema de Michel Temer cobrando explicações a respeito do assunto. Nogueira negou que haja mudanças no sentido de aumentar a jornada de trabalho e que suas declarações foram mal interpretadas.

Trabalho III
Conforme anunciada inicialmente, a medida buscava aumentar a segurança jurídica de contratos que não seguem o padrão firmado pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e evitar que sejam anulados por juízes. Seria mantida a jornada semanal de 48 anos (44 horas mais quatro extras)mas cada categoria deve estabelecer, via convenção coletiva, a melhor forma de distribuir o tempo. O teto para o trabalho diário, porém, será fixado em 12 horas diárias. Se trabalhar as 12 horas, o funcionário compensará nos dias seguintes.

Gap
Acontece no próximo dia 25, a partir das 10h, o tradicionalíssimo remate da Gap Genética, na Estância São Pedro.

Tornozeleiras
Nos últimos seis meses, o sistema de monitoramento georreferenciado teve acréscimo de 55% no Rio Grande do Sul, subindo de 1,2 mil monitorados em março para 1.906 na primeira semana de setembro. Só nos sete primeiros dias deste mês, uma força-tarefa de agentes penitenciários instalou 225 novas tornozeleiras.

0 comentários: