segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Farsul destaca solidez dos resultados da Expointer 2016

O presidente do Sistema Farsul, Carlos Sperotto, destacou que os resultados alcançados durante a 39ª edição da Expointer ficaram marcados pela palavra “superação”. Apesar do cenário de instabilidade política e econômica vivido pelo país, a feira desse ano alcançou resultados positivos e esteve totalmente voltada para o desempenho do agronegócio gaúcho e brasileiro. Sperotto ressaltou, entre diversos temas, o papel de relevância da Expointer no que diz respeito à aproximação com mercados vizinhos e aumento do diálogo para possíveis parcerias. Outro destaque apontado pelo presidente é o fato de que a Expointer se consolida, cada vez mais, como uma distribuidora de conhecimento e tecnologia do agronegócio para o restante do país.
O presidente da Comissão de Exposições e Feiras da Farsul, Francisco Schardong, ressaltou que, apesar da queda na comercialização de animais em comparação a 2015 – R$ 11,7 milhões neste ano contra R$ 15,5 milhões no ano passado – há uma expectativa positiva para os remates de primavera que estão por vir.
A oitava edição consecutiva da Vitrine da Carne Gaúcha, iniciativa da Federação, foi novamente sucesso de público. Foram 3.426 espectadores, com uma média de 107 pessoas por apresentação, que acompanharam a desossa de carcaças bovinas, ovinas e suínas. “Isso representa um aumento de público de 24% com relação a 2015”, diz Luiz Alberto Pitta Pinheiro, assessor técnico da Farsul. 

Senar-RS atende cerca de 7 mil pessoas
Os espaços do Senar-RS, espalhados pelos quatro cantos do parque, e o número expressivo de pessoas que participaram das dinâmicas e oficinas realizadas pela entidade, foram, conforme o superintendente do Senar-RS, Gilmar Tietböhl, os grandes destaques desta 39ª edição da Expointer.
No Pavilhão de Ovinos e Bovinos, foram realizadas as oficinas com foco nas Boas Práticas Agropecuárias (BPA). Nos ovinos, foram mostradas práticas de manejo sanitário, destacando o diagnóstico de verminose, e técnicas de tosquia. Entre os bovinos, foi dada ênfase nas boas práticas agropecuárias e técnicas de avaliação da genética dos touros. Já no Pavilhão Internacional, as Oficinas de Alimentação ensinaram ao público receitas que tinham como base hortaliças, frutas, mel, olivas e milho.
A novidade ficou por conta da Oficina do Guasqueiro, onde instrutores do Senar-RS explicaram os princípios básicos da profissão, com técnicas de preparação do couro e confecção de peças utilizadas no cavalo. A atividade aconteceu na Pista do Freio de Ouro e contou com a participação de 873 pessoas.
O diretor-superintendente do Sebrae/RS, Derly Fialho, destacou os avanços do programa Juntos Para Competir, parceria entre Farsul, Senar-RS e Sebrae/RS, na feira. Nessa Expointer, passaram pelas atividades do programa mais de 11 mil pessoas, gerando mais de três mil atendimentos.
Em sua 11ª participação na Expointer, a Casa Rural – Centro do Agronegócio trouxe oportunidades de comercialização para os produtores rurais durante a feira. Um dos grandes destaques da entidade foi o lançamento do aplicativo para smartphones chamado de Ruralito, cujo objetivo é facilitar a gestão das propriedades rurais e aumentar o número de negócios entre produtores.
Com informações da Farsul.

0 comentários: