terça-feira, 16 de agosto de 2016

Projetos de extensão da Unipampa participam do 34º Seurs


Promover a troca de experiências e saberes, esse é um dos principais objetivos do Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (Seurs), que está em sua 34ª edição. Em 2016, o evento foi realizado no período de 03 a 05 de agosto, no Campus Camboriú do Instituto Federal Catarinense (IFC) e contou com a participação de docentes e discentes da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). O tema desta edição foi “Cidadania, Democracia e Movimentos Sociais”.
O Seurs é o principal evento de extensão universitária no sul do país. Segundo a pró-reitora de Extensão e Cultura da Unipampa, professora Nádia Bucco, “o evento pode ser classificado como um dos mais importantes para os extensionistas, pois, além de estimular a troca de experiências e saberes, incentiva as manifestações artístico-culturais e oferece minicursos e oficinas desenvolvidas por diversas instituições”.
A Unipampa, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proext), disponibilizou recursos e transporte aos representantes de cada Unidade Universitária, selecionados pela Comissão Local de Extensão, bem como aos cinco coordenadores de projetos contemplados pelo edital Proext/MEC. De acordo com Nádia, a Proext não mediu esforços para compor a delegação que participou do evento. “Destacamos a grande importância desta participação, pois além da troca de experiências com outras instituições, o evento permitiu um encontro de troca de experiências entre coordenadores e bolsistas da própria Universidade”, afirma a pró-reitora.
Para o graduando do curso de Enfermagem do Campus Uruguaiana da Unipampa, Sérgio Érico dos Santos, “é muito importante levar ao público e àqueles que se disponibilizam a nos dar auxílios financeiros, o que é feito pelos projetos de extensão”. Santos define o Seurs como um evento crucial para o funcionamento do todo e afirma que ele proporciona “a possibilidade de integração entre campus e universidades, a partir do fato de que encontramos pessoas novas e com realidades diferentes das nossas e a todo o tempo nos é permitido e estimulado a integração”.
Quanto à relevância da participação no evento para a formação acadêmica, a estudante do oitavo semestre de Relações Internacionais do Campus Santana do Livramento, Amanda Terra, enfatiza que a partir de um contato mais direto entre o meio acadêmico e a comunidade é possível reforçar a importância das atividades de extensão. “Ter a oportunidade de conhecer outros projetos, bem como a forma como são executados, além de fornecer ideias quanto à execução do projeto de extensão do qual faço parte, também serviu para respaldar minha concepção de que atividades desse tipo devem se estender em quantidade e, ao mesmo tempo, obter mais reconhecimento por parte dos docentes e discentes”, acrescenta Amanda.
O projeto de extensão do Campus Uruguaiana “A Praça Dom Pedro II como espaço para atividades educacionais” foi apresentado pelo acadêmico de Medicina Veterinária, Heitor Felippelli, que participou pela primeira vez do Seurs. O discente conta que o evento foi de grande valia para sua formação e que já está na expectativa do próximo. “Tive a oportunidade de conhecer outros projetos de pessoas de todo o Sul, o que ampliou minha ideia sobre o que é extensão e aumentou minha vontade de seguir com essa interação com a comunidade”. Felippelli também participou de dois minicursos que, segundo o estudante, “foram de grande proveito para o desenvolvimento acadêmico e para a vida”.
A bolsista do projeto de extensão Observa Pampa do Campus São Borja, Paola Borges, relata que o evento possibilitou o aprendizado, o debate, a troca de conhecimentos entre alunos e os professores envolvidos e futuras parcerias.

0 comentários: