terça-feira, 16 de agosto de 2016

Federarroz disponibilizou cartão padrão para produtores de soja

Gabriela Barcellos

A Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) disponibilizou aos produtores de soja uma carta padrão, assim como no arroz, que buscam junto às instituições financeiras a renegociação dos débitos conforme foi aprovada e publicada pela resolução nº 4.508/2016 do Banco Central do Brasil, editada em razão dos efeitos climáticos no fenômeno El Niño ao longo da Safra 2015/2016.
Conforme a entidade, o os produtores que não possuírem condições de efetivarem o reembolso dos valores objeto de contratos agrários em razão dos efeitos do El Niño, devem protocolar a Carta de Prorrogação junto ao agente financiador o mais rápido possível. A carta deverá acompanhar a relação explicada da totalidade dos custos, despesas, passivo, bem como da produção e produtividade, com o objetivo de o agente financeiro verificar a capacidade real de pagamento do respectivo mutuário, de modo a possibilitar o reembolso no maior prazo possível.
Também está disponível aos agrônomos contratados para projetos nos bancos oficiais tabela específica comprovando incapacidade de pagamento do custeio e investimentos no ano de 2016 em função do El Niño. A Federarroz solicita ainda que os produtores que enfrentarem dificuldades com os protocolos, bem como com as renegociações, devem entrar em contato com a associação ao qual é vinculado com o escopo de adoção das medidas cabíveis previstas no ordenamento jurídico.

0 comentários: