terça-feira, 16 de agosto de 2016

Painel Ed.2643

Caminhada


A escola Romaguera Corrêa, juntamente com familiares do menino Bruno Ricardo Alves Maurer, 17 anos, morto em um assalto na noite de terça-feira, 9/8, realizaram na manhã desta quinta-feira, 11/8, uma caminhada em homenagem ao menino, aluno do 3º ano na escola. Com faixas e cartazes, pediram justiça e paz.

Homenagem


O bispo Dom Aloísio Alberto Dilli recebeu na tarde de quinta-feira, 11/8, no Salão Nobre Prefeitura, a Medalha Mérito Municipal, distinção do município às personalidades que realizam ações pela convivência social e pregação da fé. Ao agradecer a distinção, Dom Aloísio disse que durante os nove anos em que esteve a frente da Diocese de Uruguaiana “aprendeu a ser bispo”. O religioso está deixando o município para assumir a Diocese de Santa Cruz do Sul.

Oficializados


Ocorreu na manhã de ontem, 12/8, frente ao Palácio do Rio Branco, a oficialização do Canil da Guarda Municipal de Uruguaiana da Ronda Ostensiva Municipal Urbana (Romu). Entre as presenças esteve o delegado de Polícia Federal, André Luiz Martins Epifânio.

Show


O músico Arthur Rilo realizou um show no Complexo Elvira Ceratti, o Caic, nas Áreas Verdes, em alusão ao Dia do Estudante, comemorado na quinta-feira, 11/8.

Cursos
Estão abertas as inscrições para cursos técnicos presenciais ou a distância do Senac Uruguaiana. Estão disponíveis cursos técnicos presenciais de Administração, Informática e Enfermagem. Além da qualificação técnica em Transações Imobiliárias a distância.

Farmácia
A Farmácia Básica Municipal está em novo endereço. Agora, funciona na Avenida Presidente Vargas, 2957, ao lado do Fares Turis Hotel. A mudança ocorreu ontem, 12/8, e na segunda-feira, 15/8, já estará de portas abertas.

Banda
A Banda Municipal de Uruguaiana (BMU) foi oficializada. A matéria foi submetida ao Poder Legislativo, e aprovada. A Banda ficou vinculada às secretarias de Educação (Semed) e de Cultura (Secult), com dotação orçamentária específica.

Pode I
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu quarta-feira, 10/8, que candidatos a prefeito que tiveram contas rejeitadas somente pelos tribunais de Contas estaduais podem concorrer às eleições de outubro. De acordo com o entendimento firmado pela Corte, os candidatos só podem ser barrados pela Lei da Ficha Limpa se tiverem as contas reprovadas pelas câmaras municipais.

Pode II
No julgamento, por 6 votos a 5, a maioria dos ministros entendeu que a decisão dos tribunais que desaprova as contas do governo deve ser tratada apenas como um parecer prévio, que deve ser apreciado pelos vereadores e o Legislativo local tem a palavra final sobre a decisão que rejeita ou aprova as contas. Assim, somente após decisão desfavorável dos vereadores, um candidato pode ser impedido de concorrer às eleições.

Mudança
O município anunciou que, ainda neste mês, a Escola Municipal de Ensino Fundamental José Francisco Pereira da Silva será transferida para o prédio da antiga Escola CNEC. O Setor Pedagógico e Administrativo da secretaria de Educação está fazendo o levantamento para a instalação definitiva da instituição no imóvel, que foi recentemente reformado. No atual prédio da escola, que por sinal apresenta péssimas condições estruturais, será construída uma nova escola, esta de educação infantil.

CineSesc I
Acontece hoje, às 16h, a apresentação do filme venezuelano “Pelo Malo” (2013), no Sesc, através do projeto CineSesc.

CineSesc II
Em “Pelo Malo”, Junior (Samuel Lange Zambrano), um menino de nove anos sonha em alisar o cabelo para ficar mais parecido com sua imagem fantasiosa de um cantor de cabelos compridos. Sua mãe Marta (Samantha Castillo) luta para sustentar a família após a morte do marido e, ao mesmo tempo, tenta evitar o jeito diferente do filho.

CineSesc III
A sessão é gratuita. “Meu Amigo Totoro” e “Zarafa” são os próximos títulos apresentados até o final do mês pelo projeto. A ação faz parte do Arte Sesc – Cultura por toda a parte.

Vagas no Sine
Editor de texto e imagem..............................................................1
Auxiliar de depósito – material de construção................................1
Ajudante de despachante aduaneiro.............................................1
Coordenador de ensino................................................................1
Eletricista de instalações de veículos automotores (auxiliar)....1

TRT
Acontece na segunda-feira, 15/8, uma correição ordinária no Fórum Trabalhista de Uruguaiana. A inspeção, que visa verificar o desempenho e o funcionamento das unidades judiciárias, será realizada pelo vice-corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), desembargador Marçal Henri dos Santos Figueiredo.

Aprovado
Foi aprovado pela Câmara de Vereadores, o projeto de lei 056/2016, de origem Executiva, que concede horário especial de trabalho aos servidores que tenham sob sua responsabilidade e sob seus cuidados cônjuge, filho ou dependente com deficiência, inclusive transtorno do espectro autista, sem necessidade de compensação da carga horária não trabalhada.

Luto
Uruguaiana perdeu dois de seus ilustres filhos. José Luiz Pons e Ione Ormazabal. Pons faleceu na quinta-feira, 11/8, em Porto Alegre. Ele foi trazido para Uruguaiana e enterrado ontem, às 17h. Já Ione faleceu ontem e está sendo velada na Angelus. O sepultamento está marcado para às 10h de hoje. Muita força às famílias.

0 comentários: