quinta-feira, 14 de julho de 2016

Encontro de produtoras discute ‘Desafios do Agronegócio’


Gabriela Barcellos

Integrando a 79ª etapa do Fórum Permanente do Agronegócio, a Comissão de Produtoras Rurais da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), realizou na última segunda-feira, 11/7, o seminário ‘Desafios do Agronegócio’. A iniciativa reuniu no auditório da instituição mais de 100 produtoras de todas as regiões do Estado, a fim de debater a participação da mulher nos negócios do campo. A programação contou com palestras ministradas por especialistas da própria Farsul e convidados, abordando questões relevantes que regem os destinos do setor, como gestão, empreendedorismo e cenário econômico.
Na abertura oficial, o Presidente da Farsul, Carlos Sperotto, destacou a grande presença de público como sinal do crescimento da participação feminina no agronegócio. “A presença da mulher é fator importante na tomada das decisões. Em muitos casos, à ela compete ser a gestora, a administradora da propriedade, dando segmento aos negócios da família. Estamos atentos a este cenário. Por isso realizamos eventos do tipo, visando estimular e capacitar seu desenvolvimento como liderança no campo”. Para a presidente da Comissão, Zênia Aranha da Silveira, a troca de experiências através dos cases apresentados nas palestras incentiva a inclusão da mulher na tomada de decisões. “Nossas produtoras estão cada vez mais corajosas, mais participativas, dispostas a enfrentar os desafios da propriedade. Queremos reforçar este espírito de pertencimento no agronegócio, gerando oportunidades para se atualizar e compreender a cadeia rural”.
A médica veterinária Ingrid Nogueira de Oliveira Viero comandou a palestra “Gestão de uma propriedade rural familiar”, a primeira do seminário. Logo a seguir, a bióloga Maria de Fátima Marchezan Menezes da Silva abordou sua experiência como sendo a primeira presidente mulher da Associação dos Arrozeiros de Alegrete, no painel “A versatilidade feminina em campo”. Finalizando a parte da manhã, ocorreu a palestra “Geração de energia fotovoltaica no meio rural”, onde a produtora rural de Dom Pedrito, Isadora Pötter, pautou o empreendedorismo resgatando o case de uma propriedade rural que recebeu mais de 600 placas solares para reduzir custos de produção e geração de energia limpa.
Durante a tarde, o economista chefe do Sistema Farsul, Antônio da Luz, conduziu a palestra “Crise econômica no Brasil: origem, impacto e desdobramento”. Antônio realizou um resgate histórico da economia brasileira e mundial, a fim de esclarecer a situação financeira que vive o país e os possíveis rumos do segmento nos próximos anos. Na sequência, ocorreu o painel “Políticas para o agronegócio do presente”, ministrado pelo economista e jornalista do Canal Rural, Miguel Daoud. A consultora do Instituto Ecosocial, Dulce Ribeiro, concluiu a programação com a palestra “Liderança em todos os sentidos”. Todas as ações tiveram espaço para questionamento das produtoras participantes. Já à noite, um jantar no restaurante da Farsul celebrou o encerramento oficial do evento.
Maria Eugênia Telles Maciel, de Santo Antônio da Patrulha, participa das ações promovidas pela Comissão das Produtoras Rurais da Farsul desde seu início, há 16 anos atrás, quando assumiu a gestão de sua propriedade após a morte do marido. Segundo ela, a comissão teve papel fundamental no seu desenvolvimento como gestora. “Em iniciativas como essa temos a oportunidade de trocar ideias e discutir o papel da mulher, algo que inspira nossa adaptação às diferentes situações que surgem no dia a dia do campo”.

0 comentários: