segunda-feira, 31 de março de 2014

Defesa de Leonardo Matte tenta retirar qualificadora, mas TJ diz que decisão é do Júri

A defesa de assassino Leonardo Rivero Matte, acusado de matar a universitária Ana Carolina Collazzo, de 19 anos, tentou mais uma vez retirar a qualificadora de motivo fútil do crime, através de recurso ao Tribunal de Justiça do Estado.
Matte, que é representado pelo advogado José Roberto Gallarreta Zubiurre, foi pronunciado pelo juiz Ricardo Petry Andrade por homicídio triplamente qualificado – por motivo fútil, meio cruel e recurso que dificultou a defesa da vítima – e a defesa dele recorreu ao Tribunal pedindo a retirada das qualificados de meio cruel e motivo fútil. Em primeira decisão, o TJ retirou o meio cruel, mas um dos desembargadores pediu vistas e a decisão quanto à segunda qualificadora foi retardada. Quando finalmente foi julgada, os juízes de segundo grau entenderam por mantê-la.
A defesa então apelou novamente através de um recurso chamado embargos declaratórios, um embargo contra o acórdão que manteve a qualificadora de motivo fútil. A nova decisão foi tomada no último dia 14 e, por unanimidade, os desembargadores acordaram em desacolher o recurso. Matte deverá ir a júri popular por homicídio duplamente qualificado, por motivo fútil e recurso que dificultou a defesa da vítima.
Ana Carolina foi morta no dia 20 de setembro de 2012, durante uma discussão do casal. Eles estavam em uma comemoração da Semana Farroupilha em um piquete quando, segundo testemunhas, Leonardo quis ir embora e foi contrariado pela namorada. Durante discussão na frente do local, Ana Carolina foi degolada pelo réu.

0 comentários: