segunda-feira, 31 de março de 2014

Câmara encaminha pedido de abertura de CPI para apurar denúncias contra a Petrobras

A Câmara de Vereadores de Uruguaiana encaminhará ao Senado Federal e à Câmara dos Deputados, um pedido de abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) mista para investigar as recentes denúncias envolvendo a Petrobras.
A proposição é de autoria do vereador Rafael Alves (SDD) e foi aprovada na sessão ordinária desta quinta-feira, 27/3, pelos demais parlamentares presentes na Casa. 
A estatal é investigada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), pela Polícia Federal (PF) e pelo Ministério Público Federal (MPF) em razão de suspeitas de superfaturamento na compra de uma refinaria na cidade de Pasadena, nos Estados Unidos. A obra da refinaria Abreu de Lima, em Pernambuco também está sob investigação do Tribunal de Contas
O projeto era para ser uma parceria com a estatal de petróleo venezuelana, a PDVSA, mas o acordo firmado entre os então presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Hugo Chávez nunca teve a situação jurídica formalizada. Desde 2008, o TCU faz auditorias na refinaria e já concluiu que houve superfaturamento em alguns contratos. Recentemente, inúmeras denúncias de corrupções, superfaturamentos e facilitações dentro da Petrobras surgiram, envolvendo, inclusive nomes conhecidos do meio político e empresarial.
Diversas lideranças partidárias já se manifestaram sobre o assuAnto e, a criação de uma CPI para investigar as denúncias está sendo defendida. Nesta quinta-feira, 27/3, depois de conseguir 28 assinaturas, uma a mais que o mínimo necessário, o senador Álvaro Dias (PSDB) protocou no Senado Federal o pedido de abertura de CPI para apurar a compra da refinaria em Pasadena.

0 comentários: