segunda-feira, 31 de março de 2014

Falta de segurança no Porto Seco faz com que transportadores mudem rota

Autoridades e entidades representativas do transporte internacional de cargas do Brasil e Argentina estiveram reunidas na tarde de quinta-feira, para discutir a respeito da falta de segurança nas imediações da Co.Te.Car (Paso de los Libres) e também do Porto Seco de Uruguaiana. 
Segundo o presidente do Sindimercosul, Jorge Frizzo, caminhoneiros são vítimas de ataques diariamente, sendo que os bandidos violam os lacres e furtam produtos das cargas sorrateiramente. De acordo com Frizzo, os ataques constantes já provocaram a desistência de transportadores, que ao invés de cruzar suas cargas por Uruguaiana, optam por outras rotas, como a de São Borja, por exemplo. 
Quanto a falta de segurança em Paso de los Libres, o presidente ressalta que as primeiras reclamações foram encaminhadas às autoridades librenhas há cerca de um mês. “Encaminhamos as reclamações no mês passado e na quinta-feira, na reunião, já tivemos respostas e ações apresentadas”, disse Jorge. 
Em relação ao Porto de Uruguaiana, Frizzo enfatizou que as soluções são apresentadas de forma lenta, causando prejuízos ao setor. Em junho, o Sindimercosul e outros dois órgãos representativos doaram material à Prefeitura de Uruguaiana para serem utilizados na iluminação da estrada de acesso ao Porto Seco, restando à Prefeitura arcar com a mão de obra. Passados nove meses, a situação continua a mesma e os bandidos têm suas ações facilitadas pela falta de iluminação. 
Nesta semana, o prefeito Luiz Augusto Schneider anunciou ter apresentado o projeto de iluminação aos órgãos competentes, porém, a data de inicio das obras não foi informada.


0 comentários: