quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Pesquisa da UFSM busca avaliar o consumo de moda

Coordenada pelas professoras do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Veneza Ronsini e Liliane Brignol e composta pelos pesquisadores Sandra Depexe, Camila Marques e Otávio Chagas, a pesquisa “Consumo de moda e telenovela¿ quer ouvir os amantes de moda e novela. 
Por meio de um questionário, a pesquisa busca entender a relação entre moda e ficção televisiva. Inferir sobre o modo que se dá a interferência de personagens de novelas – em especial quanto aos seus figurinos – nas nossas escolhas cotidianas, como o ato de vestir-se 
O projeto faz parte do grupo Rede Brasileira de Pesquisadores de Ficção Televisiva (Obitel Brasil) e é apoiado pela Globo Universidade. A previsão é de que a pesquisa seja finalizada até março do ano que vem. Os dados levantados serão apresentados em um evento na USP, previsto para o final de 2017. 
– A ideia principal é mesmo refletir sobre a cultura participativa, que é um dos focos centrais do evento, sem deixar te atentar para as interações que se estabelecem entre ficção e cotidiano – avalia Camila Marques, doutoranda em comunicação da UFSM.
E quem quiser participar, pode ficar bem tranquilo, pois as respostas serão utilizadas somente para fins acadêmicos. Nome e demais dados serão mantidos no anonimato. 
O material possui 44 questões e pode ser respondido, tranquilamente, em menos de 10 minutos. Dúvidas e sugestões devem ser encaminhadas para o e-mail: obitelufsm@gmail.com. Com informações do Diário de Santa Maria.

0 comentários: