terça-feira, 30 de agosto de 2016

Uruguaiana vive Enart a partir de hoje


Daiany Mossi

Uruguaiana será sede neste final de semana, de um dos eventos mais tradicionais do Rio Grande do Sul: o Encontro de Tradição e Arte (Enart). Cerca de 6 mil pessoas participarão das apresentações que envolverão 14 entidades tradicionalistas. 
O evento será no Ginásio Municipal, no sábado e domingo, sendo que também serão realizadas atividades na Praça da Estação Férrea. 
Conforme o secretário de Indústria e Comércio, Jorge Prestes, o evento reunirá tradicionalistas de todo o Estado. Os melhores qualificados participarão da grande final do evento. 
O Enart é um dos maiores festivais de arte amadora da América Latina. É um evento tradicionalista gaúcho. Promovido pelo MTG, é realizado anualmente em três etapas. As regionais, as inter-regionais, e a final. Envolve competidores de todo o estado, e espectadores de todo o mundo. Estima-se haver mais de dois mil concorrentes por ano, e mais de 60 mil espectadores na fase na final. É de extrema importância para o Rio Grande do Sul, pois é o maior evento tradicionalista gaúcho do mundo, segundo fontes ligadas ao MTG. 
O concurso será disputado nas modalidades: Danças tradicionais, Chula, Gaita piano, Gaita de boca, Gaita botão até 8 Baixos, Gaita Botão + de 8 Baixos, Bandoneon, Violino ou rabeca, Violão, Viola, Conjunto instrumental, Conjunto vocal, Intérprete solista vocal masculino, Intérprete Solista vocal feminino, Trova campeira (Mi Maior de Gavetão), Trova de martelo, Trova estilo Gildo de Freitas, Declamação masculina, Declamação feminina, Pajada, Causa e Danças de salão. 
As apresentações iniciam às 8h30min.

0 comentários: