quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Legislativo Municipal tem o recesso mais longo entre as esferas de poder

Na primeira semana de fevereiro, o Poder Legislativo em nível estadual e federal retomou os trabalhos após o tradicional recesso de final de ano, iniciado em dezembro. O Poder Legislativo uruguaianense, no entanto, segue em recesso até a primeira quinta-feira de março, dia seis – um mês depois da retomada nacional e estadual -. O período de recesso é determinado pela lei orgânica do município e pelo regimento interno da Câmara de Vereadores e determina como período para o recesso parlamentar a partir da segunda quinzena de dezembro, até o início de março. E outro período de recesso, este de 15 dias, no mês de julho.
A pesar do recesso, a grande maioria dos parlamentares está diariamente na Câmara de Vereadores, dando seguimento a seu trabalho. É o caso de Marcelo Lemos (PDT), Carlos Eduardo Espíndola Alves, o Dudu do Samba (PMDB), Rafael Alves (SDD) e Jussara Osório (PSDB), além do próprio presidente da Casa, Ronnie Mello (PP). Também progressista e vice-presidente da Câmara, o vereador Irani Fernandes está entre os parlamentares que estão trabalhando, assim como Gilberto Risso (PMDB). Os progressistas Adalberto Silva e Josefina Soares aparecem pouco no Palácio Borges de Medeiros e Egídio Carvalho (PSDB) anda ‘sumido’ da Casa.
O presidente da Câmara de Vereadores, Ronnie Peterson Colpo Mello, destaca que o funcionamento dos gabinetes continua normal no período de recesso – das 8h às 14h – e que a pausa acontece, na maioria dos casos, somente para sessões plenárias. “A verdade é que vereador não tem férias. A Casa está funcionando e a grande maioria dos parlamentares está trabalhando”, disse ele.

0 comentários: