sábado, 16 de setembro de 2017

Entidades informam em nota medidas para escoamento da produção do arroz

As entidades que compõem a cadeia produtiva do arroz do RS emitiram ontem, 15/9, nota informando as ações conjuntas realizadas durante esta semana em Brasília (DF), com objetivo de encontrar soluções para as dificuldades pelas quais passa o setor devido a atual conjuntura. A nota informa que entre as questões debatidas estiveram assuntos como a dificuldade de comercialização do produto tanto in natura quanto beneficiado, aumento das importações por causa do câmbio, além da balança comercial negativa em função desta maior importação. O documento afirma que as respostas dadas pelo governo foram de apoio e que haverá intervenção para melhorar a situação.
Segundo as entidades, ficou acertado que por volta de 15 dias serão divulgadas portarias definindo normas para escoamento do produto por meio de Prêmio Para Escoamento do Produto (PEP) e Prêmio Equalizador Pago Ao Produtor (Pepro). Enquanto isso, o setor estará formatando calendário e parâmetro para os mecanismos. A nota observa que, “independentemente da efetivação destes fatos, observa-se que as exportações, conforme relatórios do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), estão ganhando força. Além disto, o setor produtivo já está administrando junto aos credores eventual novo calendário para os vencimentos. A cadeia produtiva do arroz considera que estas ações, conjuntamente, poderão dar outro rumo ao mercado”.
O comunicado agradeceu o apoio irrestrito e incondicional do deputado federal Alceu Moreira (PMDB-RS), do ministro chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, e do ministro da Agricultura, Blairo Maggi. A nota é assinada pela (Farsul, Federarroz, Irga, Fearroz, Abiarroz, Sindarroz, Sindapel e Abiap).

Nestor Tipa Júnior

0 comentários: