sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Desenvolvimento econômico: Uruguaiana terá Plano de Incentivo a Olivicultura


Um plano municipal de incentivo a olivicultura será implantado em Uruguaiana nos próximos meses. A iniciativa foi da Associação de Desenvolvimento de Uruguaiana (ADU) e da Emater, e teve total apoio do Poder Executivo, após reunião de apresentação, no Gabinete do Prefeito, na terça-feira, 4/11.
Na ocasião, estiveram presentes o presidente da ADU, Fernando Menezes, e os senhores João Carlos Battassini e Tailor Garcia, da Emater. O trio fez uma rápida apresentação do projeto ao prefeito Luiz Augusto Schneider, que se comprometeu em dar total apoio aos estudos e elaboração do projeto.
Conforme os representantes, estudos apontaram a região da Campanha e Fronteira Oeste como melhor opção para o cultivo de oliveiras no Brasil, o que motivou a elaboração do projeto. 
Os idealizadores lembraram que houve diversas tentativas de introduzir as oliveiras no Estado, e que estas fracassaram em função do pouco conhecimento. Porém, recentemente o Rio Grande do Sul vem destacando-se nesta área e já conta com cinco indústrias de azeite de oliva. Conforme o diretor da ADU, em 2008 foram realizados testes na localidade do Imbaá, que surtiram resultados positivos com cinco espécies de oliveiras. Tais espécies serão as primeiras a serem cultivadas em Uruguaiana, em uma unidade experimental.
O primeiro passo é a realização de um estudo de zoneamento climático, buscando identificar quais as localidades do município aptas para o cultivo. Posteriormente, será disponibilizado aos produtores interessados, o ingresso no projeto. Outras entidades também serão convidadas.

0 comentários: