sexta-feira, 30 de maio de 2014

Uruguaiana sedia 1º Seminário de Infraestrutura da Amfro


Ocorreu na manhã de terça-feira, 27/5, o 1º Seminário de Infraestrutura Regional promovida pela Associação dos Municípios da Fronteira Oeste (Amfro). O evento ocorreu no Salão Nobre da Prefeitura e teve a participação dos prefeitos IadSholi, da Barra do Quaraí; Luiz Henrique Antonello, de Rosário do Sul, Erasmo Guterres, de Alegrete, Farelo Almeida, de São Borja, Silvana Ben Salbego, de Manoel Viana e Luiz Felipe Brenner Machado, de Santa Margarida, além de Gil Marques, prefeito de Itaqui e presidente da Amfro. 
Diversos temas relacionados com o desenvolvimento da região estiveram em debate. O diretor-presidente da Corsan, Arnaldo Dutra, foi um dos convidados e falou sobre os investimentos da companhia, principalmente na recuperação das bacias hidrográficas. Entre os investimentos apresentados, destacam-se os realizados na Região Hidrográfica do Uruguai, na qual a Corsan está aplicando R$ 421 milhões em esgotamento sanitário e R$ 100 milhões em abastecimento de água. Ele também falou sobre resíduos sólidos. “A Corsan está disposta a ser uma alternativa para os municípios nesse tema. Um dos problemas enfrentados na região é que, muitas vezes, as prefeituras precisam transportar os resíduos até aterros sanitários muito distantes”.
Outro convidado, foi o gerente da Foz do Brasil, Eduardo Frediani. Ele falou sobre o trabalho da empresa em Uruguaiana e destacou a atuação do laboratório móvel da empresa, que realizada a análise da água na casa do cliente, quando solicitado. “O objetivo é identificar os pontos da cidade onde é necessário melhor os serviços”, disse.
Outro tema com grande destaque foi a Ponte sobre o Rio Ibicuí. O DNIT informou que o projeto já está em andamento. “Esta é realmente uma necessidade que vem se arrastando há anos, e que precisamos reivindicar e brigar para conseguir”, ressaltou o presidente da Amfro, Gil Marques. Schneider destacou a importância do encontro, para que haja uma mobilização unilateral em busca de um maior desenvolvimento da região.
Embora sem data ainda, Marques já anunciou a realização de outro seminário.

0 comentários: