segunda-feira, 17 de março de 2014

Beneficiários do Ipe enfrentam problemas em razão de descredenciamento de médicos


Um expressivo número de médicos não quer mais atuar pelo Instituto de Previdência do Estado (IPE). A razão alegada pelos profissionais é o atraso no pagamento. Eles estão se descredenciando do convênio, que não consegue novos médicos para preencher as vagas que ficam, gerando uma imensa dificuldade. O Ipe já está buscando o auxílio das autoridades a fim de solucionar a situação.
De acordo com a coordenadora do Comitê de Cidadania em prol do Ipe e vice-diretora em exercício do 21º Núcleo do Cpers/Sindicato, Zélia Saraiva Garcia, que inclusive solicitou apoio da Câmara de Vereadores, os usuários do convenio, residentes em Uruguaiana e Barra do Quaraí estão se sentindo lesados com o cenário atual. Segundo Zélia, o grupo está se mobilizando por melhorias nos serviços de atendimento, inclusive através de uma campanha junto à classe médica, visando ampliar o credenciamento em consultas e exames.
Entre as soluções apresentadas está a instalação de um ambulatório para atendimento 24h, ação que também favorece a liberação de mais atendimentos no pronto-socorro no Sistema Único de Saúde (SUS), atualmente integrados, gerando longa espera e desconforto dos pacientes. Ainda está sendo reivindicada a manutenção de funcionários em tempo integral na agência de Uruguaiana, tendo em vista a alta demanda e a própria campanha junto aos médicos. Para debater sobre a questão, a Câmara, juntamente com o Comitê em prol do IPE, realiza audiência pública no próximo mês, em busca de alternativas.

0 comentários: