segunda-feira, 17 de março de 2014

Formação de professores pelo Pacto de Fortalecimento começa dia 31

A primeira etapa do cronograma de formação de professores do Ensino Médio na rede estadual de educação por meio das ações do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio será realizada entre os dias 31 de março e 4 de abril e entre 7 e 11 de abril. Os dois módulos terão 24 horas de duração cada, distribuídos em seis turnos de trabalho e acontecerão nas sedes das instituições de ensino superior (IES) parceiras da Secretaria Estadual da Educação (Seduc) nas ações do Pacto e nas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs).
Cada IES atenderá um grupo de CREs. O calendário da ação pedagógica foi tema de reunião realizada na quarta-feira (12), na sede da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), de gestores da coordenação do Ensino Médio Politécnico, Curso Normal e Educação Profissional da Seduc e representantes das universidades parceiras da secretaria na iniciativa: federais do Rio Grande do Sul (UFRGS), de Santa Maria (UFSM), de Pelotas (UFPel), da Fronteira Sul (UFFS), do Rio Grande (Furg) e do Pampa (Unipampa), além da Universidade Estadual do Estado (Uergs).
O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio é uma ação do Ministério da Educação (MEC) que está em implantação em todo o país. Com a medida, o MEC pretende atingir 500 mil professores, nos 26 estados e no Distrito Federal. A formação dos orientadores de estudos será feita por 40 universidades. O Pacto investe na formação continuada em serviço dos docentes, prevendo, inclusive, a concessão de bolsas para os participantes. Na rede estadual do RS, as universidades parceiras vão atuar na formação dos orientadores de estudo, que replicarão a formação aos 23.281 professores que atuam nas 1.063 escolas com Ensino Médio. As universidades vão atuar de forma regionalizada, atendendo grupos de Coordenadorias Regionais de Educação.
A coordenadora de gestão do Ensino Médio e da Educação Profissional e do Pacto na Seduc, Maria de Guadalupe Menezes de Lima, explica que, pelo cronograma acordado entre Seduc e IES, a primeira etapa do curso de formação dos formadores regionais e orientadores de estudo do Pacto Nacional no RS estará dividida em seis polos e duas fases.

0 comentários: