Cada IES atenderá um grupo de CREs. O calendário da ação pedagógica foi tema de reunião realizada na quarta-feira (12), na sede da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), de gestores da coordenação do Ensino Médio Politécnico, Curso Normal e Educação Profissional da Seduc e representantes das universidades parceiras da secretaria na iniciativa: federais do Rio Grande do Sul (UFRGS), de Santa Maria (UFSM), de Pelotas (UFPel), da Fronteira Sul (UFFS), do Rio Grande (Furg) e do Pampa (Unipampa), além da Universidade Estadual do Estado (Uergs).
O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio é uma ação do Ministério da Educação (MEC) que está em implantação em todo o país. Com a medida, o MEC pretende atingir 500 mil professores, nos 26 estados e no Distrito Federal. A formação dos orientadores de estudos será feita por 40 universidades. O Pacto investe na formação continuada em serviço dos docentes, prevendo, inclusive, a concessão de bolsas para os participantes. Na rede estadual do RS, as universidades parceiras vão atuar na formação dos orientadores de estudo, que replicarão a formação aos 23.281 professores que atuam nas 1.063 escolas com Ensino Médio. As universidades vão atuar de forma regionalizada, atendendo grupos de Coordenadorias Regionais de Educação.
A coordenadora de gestão do Ensino Médio e da Educação Profissional e do Pacto na Seduc, Maria de Guadalupe Menezes de Lima, explica que, pelo cronograma acordado entre Seduc e IES, a primeira etapa do curso de formação dos formadores regionais e orientadores de estudo do Pacto Nacional no RS estará dividida em seis polos e duas fases.
0 comentários:
Postar um comentário