sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Santa Casa trabalha pela instalação do “Canguru Neo Natal”


A administração da Santa Casa de Caridade apresentará à 10ª Coordenadoria Regional de Saúde, o projeto para a instalação do setor de atendimento pediátrico dominado “Canguru Neo Natal”. O setor, segundo o administrador da Santa Casa de Caridade, Geovane Cravo, atenderá aquelas crianças que saem da UTI, mas que por medida de proteção, precisam ficar em quartos individuais. No Canguru, os bebês ficaram com suas mães recebendo um tratamento humanização. Elas serão afixadas ao peito materno com lençóis. “Estudos mostram que o contato pele a pele entre mãe e filho é fundamental para uma boa recuperação”, diz Cravo. 
O Método Mãe Canguru, também conhecido como “Cuidado Mãe Canguru” ou “Contato Pele a Pele”, tem sido proposto como uma alternativa ao cuidado neonatal convencional para bebês de baixo peso ao nascer.
O método entre os outros benefícios: aumenta o vínculo mãe-filho; diminui o tempo de separação mãe-filho, evitando longos períodos sem estimulação sensorial; estimula o aleitamento materno, favorecendo maior freqüência, precocidade e duração da amamentação; proporciona maior competência e amplia a confiança dos pais no manuseio do seu filho de baixo peso, mesmo após a alta hospitalar; favorece um controle térmico melhor; reduz o número de recém-nascidos em unidades de cuidados intermediários devido à maior rotatividade de leitos; proporciona um relacionamento melhor da família com a equipe de saúde; favorece a diminuição da infecção hospitalar e diminui a permanência hospitalar.

0 comentários: