sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

“Regimento Conde de Porto Alegre”

120 anos, porque “haverá sempre uma Cavalaria”


Ontem, 28 de fevereiro, o 8º Regimento de Cavalaria Mecanizado, a minha unidadeda gloriosa Arma de Cavalaria (da qual tive a honra de compilar sua história quando comandada pelo coronel Cláudio Emmanuel Faulstich Alves), completou 120 anos de existência, confirmando assim aquela frase conhecida de todos, de que “haverá sempre uma Cavalaria”.
O 8º RCMec– “Regimento Conde de Porto Alegre”, atualmente aquartelado em nossa Uruguaiana, passou por diversas sedes, tendo outras composições e denominações, entretanto, esteve sempre dedicado ao serviço da Nação e a vigilância constante de nossas fronteiras e, mais recentemente, passou a contribuir com o envio de efetivos para comporunidade integrante das Forças de Paz das Nações Unidas, e estar em condições de operar como força de pronto-emprego, no auxílio e busca de soluções bélicas, apresentando poder dissuasório, capacitado a responder com presteza e eficácia, a eventuais ameaças à soberania nacional ou a paz mundial.
A Unidade teve sua origem em 28 de fevereiro de 1894, na cidade de Itararé-SP, com a designação de 14º Regimento de Cavalaria. Em 28 de novembro de 1908, o 14º RC ficou composto por um Esquadrão de Trem, da 2ª Brigada Estratégica e por outro Esquadrão, acantonado em Curitiba-PR. Em 23 de fevereiro de 1915, aquela Brigada foi extinta sendo criado 4º Corpo de Trem, formado pelos Esquadrões de Trem da 2ª Brigada Estratégica, outro Esquadrão e um Depósito de Remonta a serem constituídos, logo depois desmobilizados, passando, a 11 de dezembro de 1919, a enumerar-se 1º Corpo de Trem, com sede em Pindamonhangaba-SP.
Em 31 de dezembro de 1921, o 1º Corpo de Trem passa a denominar-se 12º Regimento de Cavalaria Independente, a quatro esquadrões, vindo mais tarde a ocupar sedes sucessivas em distintas localidades do Rio Grande do Sul.Em 8 de fevereiro de 1924, sofre nova mudança de denominação para 8º Regimento de Cavalaria, designada a cidade de Quarai para sua sede, onde nunca chegou se estabelecer, pois seu efetivo ficou adido ao 7º RC, na cidade de Santana do Livramento, até que se construísse seu aquartelamento. Sua organização efetivada pelo capitão Rafhael Pinto de Azambuja, em 20 de maio de 1926.Quando esteve aquartelado junto àquela Unidade, recebe determinação do Comando da Região para ser transferido para a cidade de Rosário do Sul, conforme o radiograma abaixo:
“CMT 8º RCI – CAP. COUTINHO – LIVRAMENTO – PALEGRE – NR 352 – DATA 09 – TOMANDO CONSIDERAÇÕES MERECIDAS VG VOSSA JUDICIOSA CARTA DE 5 DO CORRENTE VG ACABO DETERMINAR CMT 2ª DC MUDANÇA PROVISÓRIA 8. RCI PARA ROSÁRIO PT AO INTENDENTE DESSA LOCALIDADE PASSEI TELEGRAMA RECOMENDANDO CORPO NOVO DIGNO COMANDANTE QUE OCUPARÁ QUARTEL DESTINADO AO 2. BIM ATÉ QUE SEJAM CONCLUIDAS OBRA DE SEU QUARTEL DEFINITIVO EM QUARAÍ PT PARECE INCÔMIOS INTERESSE SERVIÇOS PRESTADOS E RELEVANTE CARTA ORA RESPONDO FELICITANDO MEU JOVEM CAMARADA POR SUA INICIATIVA FELIZ PT SAUDAÇÕES CORDIAIS PT GEN. ANDRADE NEVES”. 
Em 5 de abril de 1927, o Regimento, com seu contingente num único esquadrão, parte para sua nova parada, em Rosário do Sul, onde ficou aquartelado em uma residência “toda de madeira e ficava onde hoje se encontra o posto da Polícia Rodoviária Federal (BR 290), próximo a antiga ponte das Tropas, sob os trilhos da Viação Férrea. Tinha o seu aquartelamento no fim do antigo logradouro, antiga ponte das tropas, que passa por cima a linha férrea. Eu conheci essa velha ponte, foi antes da construção da BR 290. Ela tinha o formato de um grande portão com cobertura de zinco e uma estrutura reforçada por cima dessa cobertura onde passavam os trilhos. A alcunha da “Ponte das Tropas”, provavelmente seja pela mesma ser muito usada pelas tropas militares porque aquele era o caminho usado pelas mesmas até a pouco tempo. Ainda não existiam os bairros Progresso, Santo Antonio e Areias Brancas, era apenas um caminho de carroças, carretas e viaturas militares, com algumas olarias onde está a Praia Areias Brancas, com algumas grandes lagoas, onde ficava o porto das chalanas quando o Santa Maria era navegável... o antigo terreno do 5º, após sua transferência para Quaraí, foi adquirido pelo Sr Tilmo Ortiz de Vasconcellos.” (Depoimento do historiador Jorge Telles ao autor).
Consta nos registros históricos do Regimento sua participação em várias Revoluções do Estado.
Em 22 de janeiro de 1933, o 8º Regimento de Cavalaria Independente é transferido para a cidade de Uruguaiana, ficando composto de quatro esquadrões, sendo dois de fuzileiros, um de metralhadoras e outro extra. Em 25 de junho de 1946, a Unidade publica a sua transformação de 8º RCI para 8º Regimento de Cavalaria, e em 22 de dezembro de 1971, foi determinada a mecanização da então unidade de hipomóvel, com consequente mudança de denominação para 8º Regimento de Cavalaria Mecanizado.
Sua nova composição foi adotada a partir de 1º de janeiro de 1972, e a chegada dos primeiros veículos blindados ocorreu em 14 de agosto daquele ano. 
Em 20 de setembro de 1977 foi aprovado, em solenidade especial, a designação histórica de “Regimento Conde de Porto Alegre” e adotado seu brasão heráldico. 
O Regimento Conde de Porto Alegre tem interagido de forma integrada com a sociedade, disponibilizando o emprego de seu “braço forte”na manutenção da soberania nacional, sem descuidar da “mão amiga”, sempre presente nos momentos de necessidade.
Atualmente é comandado pelo coronel Marcus Ostwald Corbal.

0 comentários: