sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Presidente da Câmara de Vereadores leva novas demandas ao Prefeito


O prefeito Luiz Augusto Schneider e o presidente em exercício do Poder Legislativo municipal, vereador Irani Fernandes (PP), estiveram reunidos na segunda-feira, 24/2. A reunião teve por objetivo a apresentação de reivindicações dos parlamentares ao chefe do Executivo. Entre os assuntos tratados esteve a execução de obras no município, o andamento da parceria firmada para melhorias no interior do município, a depredação do cemitério e a preocupação com o descarte do lixo.

Conselhos municipais

Durante a reunião, foram expostas e debatidas as atividades desenvolvidas pelos conselhos municipais. A estruturação dos órgãos para amparar as decisões do Executivo e efetivar a participação da comunidade na administração foi destacada. Irani lembrou ainda a importância da implantação de um conselho direcionado às pessoas com deficiência e às questões relacionadas à mobilidade urbana, transporte, trânsito e segurança. “A participação social através dos conselhos prepara a comunidade para perceber melhorias em longo prazo, além de formalizar decisões democráticas e permitir o pleito por verbas estaduais e federais em diversas áreas”, considerou o Parlamentar.

Gabinete de Gestão Integrada

Outra questão abordada durante o encontro foi o Gabinete de Gestão Integrada (GGI), que prevê a integração de todos os órgãos da segurança pública, para o desenvolvimento de ações que visam à redução da criminalidade. O coordenador executivo do GGI, Paulo Inda, esclareceu que está em tramitação a busca de apoio a projetos municipais relativos à ação do Sistema Integrado de Prevenção da Violência e Criminalidade, do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), criado pelo governo federal. Entre as possibilidades disponibilizadas pelo Ministério da Justiça estão a implementação de vídeomonitoramento, a realização de cursos de capacitação profissional para segurança pública municipal e o fortalecimento da Guarda Municipal com aquisição de novos equipamentos para o trabalho. Também foi apresentado o pleito do GGI por reforço na segurança da fronteira nos meses da Copa do Mundo, quando há previsão da entrada de cerca de 50 mil argentinos por Uruguaiana.

Submoradias na Bento Gonçalves

Depois da explanação do Parlamentar sobre as condições de submoradia de cerca de 10 famílias que vivem nos fundos da Rua Bento Gonçalves, entre ruas Santana e Bento Martins, o prefeito Schneider determinou que fossem tomadas providências imediatas para a questão. A pauta foi uma reivindicação do presidente da Casa Legislativa, Ronnie Mello, que está em viagem ao Rio de Janeiro. Segundo o Parlamentar, as condições dos terrenos são precárias e em dias de chuva as passagens são alagadas, condicionando a prejuízos nas construções e transmissão de doenças.

Acessibilidade na Avenida

O último assunto tratado na reunião entre Legislativo e Executivo foi a acessibilidade na Avenida Presidente Vargas durante a realização do Carnaval Fora de Época de Uruguaiana, que acontece nos próximos dias 20, 21 e 22 de março. Irani solicitou providências para garantir acesso a todos os espaços na Avenida durante os três dias de desfiles. Conforme ele, houve relatos de dificuldades enfrentadas por pessoas com deficiência em anos anteriores sobre as condições de trânsito até os camarotes e a visibilidade para o desfile.

0 comentários: