quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Vaga na Assembleia: Manobra dos tucanos não cede vaga para a Rede


Gabriela Barcellos

O domingo foi de votação em algumas cidades gaúchas, onde o pleito de dois de outubro não se definiu naquele dia e as eleições foram levadas ao segundo turno. É o caso da capital, Porto Alegre, e de Santa Maria. Nas duas cidades a vitória foi do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), com o deputado federal Nelson Marchezan Júnior (Porto Alegre) e com o deputado esta-dual Jorge Pozzobom (Santa Maria).
Felice entra
A eleição dos dois parlamentares para conduzir duas das cinco maiores cidades do Estado altera ainda a composição da Câmara dos Deputados e da Assembleia Legislativa. A vaga de Marchezan Júnior em Brasília será preenchida pela ex-governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, que é 1º suplente do Partido. Já no caso da vaga de Pozzobom, a história é um pouco mais complexa. A 1ª suplente do Partido é Zilá Breitenbach. No entanto, ela já está compondo a casa legislativa, como suplente, na vaga de Lucas Redecker, que compõe o secretariado do governador José Ivo Sartori (PMDB), a frente da secretaria de Minas e Energia. Com o resultado do pleito,  Zilá assume a titu-laridade do mandato e . Resta então uma vaga, e o 2º suplente deve ser chamado. Ele é o ex-prefeito José Francisco Sanchotene Felice.
A dúvida quanto a posse de Felice inicialmente se deu em razão de sua troca de partido. No primeiro semestre deste ano, Felice deixou o PSDB e filiou-se na Rede Sustentabilidade (Rede). No entanto, de acordo com a Assembleia, como foi eleito pelo PSDB, Felice é o deputado a ser chama-do. E se quiser garantir a cadeira, o PSDB teria de recorrer à Justiça.

Felice sai
No entanto, na tarde de ontem, um pronunciamento de Lucas Redecker mudou mais uma vez o cenário. O jovem tucano anunciou que deixará o secretariado de Sartori e retornará para a Assem-bleia, em dezembro.
Se a mudança se concretizar, Redecker impedirá que Sanchotene assuma a vaga, pois Zilá Breitenbach ficará no lugar de Pozzobom em 2017. “Eu volto em dezembro. Tenho isso acertado há muito tempo. Quando o governador me convidou para ser secretário, eu disse que aceitaria, mas que não ficaria os quatro anos porque tenho um mandato parla-mentar. Não é uma questão do momento ou de resultado eleitoral”, garantiu Redecker.
Na tarde de ontem, Felice foi procurado para comentar o assunto, mas não atendeu nossas ligações ou retornou até o fechamento desta edição. De acordo com sua assessoria, ele estava em reunião.
A Assembleia também terá alteração na vaga de Miki Breier (PSB), eleito prefeito de Cachoeirinha. Ele abre a vaga para Catarina Paladini, atual secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Social.

0 comentários: